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06/08/2014 - 10:09

Como saber se um candidato possui uma determinada competência comportamental para assumir uma função?


Atualmente, a seleção por competências vem ganhando espaço nas organizações. Segundo o dicionário Aurélio, competência significa capacidade, habilidade, aptidão, ou seja, ter uma ou mais habilidades para resolver ou lidar com determinado evento, fato ou problema. A seleção para uma vaga, quando é bem planejada, ajuda a minimizar erros de contratações e diminuir assim a rotatividade nas organizações, gerando um perfil mais assertivo diante da necessidade da empresa. É de grande responsabilidade da área de seleção de funcionários colocar a pessoa certa no cargo certo.

As instituições estão investindo tanto em competências técnicas quanto no desenvolvimento do lado comportamental dos colaboradores. É possível identificar se um profissional possui algumas competências comportamentais logo na seleção. Contudo, para isso, o selecionador deve estar preparado para realizar atividades que revelem as possíveis respostas que os candidatos possam dar frente a uma situação inesperada no trabalho.

As empresas e seus executivos estão percebendo que ter pessoas preparadas passou a ser prioridade. Assim, o perfil do novo selecionador deverá ser sempre inovador, uma vez que deve aprimorar seus conhecimentos e se diferenciar no mercado, buscar a atualização e a reciclagem de suas ferramentas. Isso auxilia na etapa primordial que poderá ser o início da vida profissional de um candidato dentro da organização.

A metodologia de seleção por competências tem como foco principal a perspectiva de resultados no cargo e na função, deixando de lado os critérios tradicionais das atribuições e perfis generalistas de personalidade, além de tornar mais ágil e objetivo o processo de seleção.

Para quem deseja se especializar no assunto há cursos sobre entrevista comportamental por competências com o objetivo de oferecer aos participantes a expertise necessária para a otimização dos processos de seleção, avaliando adequadamente as competências individuais dos candidatos, melhorando o atendimento à demanda de cada processo empresarial.

A área de recrutamento da empresa tem um papel estratégico. O profissional deve trabalhar focado na missão, visão e metas que a organização e seus funcionários possuem. Além disso, deve considerar também as aptidões que deverão ser desenvolvidas para que realizem os trabalhos e projetos necessários, visando o crescimento da organização. Pensando nesse conceito, analise: que atribuições o cargo deve exigir? O que o ocupante da vaga deve realizar? Que competências são essenciais para esse novo funcionário?

Para facilitar elaborei um pequeno roteiro com dicas básicas para quem deseja aplicar as técnicas de Entrevista Comportamental por Competências:

Estabeleça criteriosamente as competências que deseja identificar – ao buscar um candidato, identifique antes que competências fazem parte do perfil ideal para determinada posição.

Elabore um roteiro prévio de perguntas – dessa forma, é possível garantir o ritmo e o foco durante a entrevista, que deve ter como princípio identificar, entre outras competências, se o candidato tem organização, é criativo, tem liderança e bom relacionamento interpessoal.

Faça perguntas que revelem experiências passadas – direcione as perguntas de modo a identificar comportamentos e atitudes frente a vivencias passadas. Evite perguntas que remetam a divagações futuras, como “o que você faria para melhorar nosso serviço de entregas?”. Segundo Paulo Roberto, se o candidato for hábil em sua comunicabilidade, certamente vai reunir argumentos para convencer o entrevistador.

Organize os dados levantados durante a entrevista – procure elaborar uma planilha onde fiquem organizadas todas as informações dos candidatos. Assim, é possível analisar com precisão e realizar comparações entre as respostas dadas por cada candidato.

. Por: Paulo Roberto Menezes de Souza: autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências” (editora Qualitymark); sócio-Diretor das empresas: You Can Be Coaching e Gestão Corporativa, Up Selling Soluções em Atendimento ao Cliente (principais Clientes: McCain, Souza Cruz, Fiat Lux, Rádio Globo, Fiat Automóveis, TIM, Oi, Secretaria de Segurança Pública, Peugeot, Nissan, Suzuki, O Globo, Peixe Urbano, Universidade Estácio, Guarda Municipal do RJ, AVEVA ); experiência como Executivo em empresas como Ceras Johnson e Souza Cruz; Mestrado em International Management, Mestrado em Administração na PUC RJ, extensão em Planejamento e Organizações em Illinois – Chicago – EUA; MBA Marketing – FGV; graduado em Administração de Empresas; Senior Coach – Certificação Internacional – ICI Integrated Coaching Institute; Professional Coach – Certificação Internacional BCI – Abracoaching; Executive Coaching – Certificação Internacional CAC – Net Profit, Life and Global Coaching – Certificação Internacional CAC – Net Profit; Professor Convidado do MBA de Recursos Humanos na área de Desenvolvimento de Pessoal – Universidade Cândido Mendes photo SemTiacutetulo-1_zps8bea881b.jpg

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