Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2014 - 10:14

BPO na era do Cloud Computing

São Paulo – O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da capacidade de armazenamento e processamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

O serviço deve oferecer a possibilidade de acesso aos dados, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados localmente. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a alusão à nuvem. Esse modelo de ambiente é mais viável do que o uso de unidades físicas que exigem manutenção e investimento constante em atualizações de hardware e software.

Já o Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização de processos de negócios de uma companhia, que normalmente não faz parte de seu core business e, por isso, a transfere para um terceiro especializado na atividade.

A excelência da terceirização completar-se-á unindo ambos, promovendo a concentração dos esforços da empresa no próprio negócio e consequentemente reduzindo os custos.

A terceirização de áreas operacionais não é novidade, os embriões foram as áreas de manutenção, limpeza e segurança e o grande sucesso alcançado serviu de inspiração para a ramificação desse tipo de demanda para diversas áreas, que logo atingiu o setor de TI das grandes corporações. Há alguns anos, em TI, nasceu o Cloud Computing e, agora, amadurecendo o modelo, oferece a inovação, tornando-se possível terceirizar toda a infraestrutura física em um modelo inovador, o qual procura atender cada cliente de maneira a se adequar a determinada característica especifica, englobando hardware e software e suas devidas atualizações.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico mundial, as empresas de TI vêm investindo nos últimos anos nesse conceito através de ofertas de BPO-Fiscal com o apoio da área de desenvolvimento de sistemas fiscais para aprimorar o atendimento da legislação fiscal brasileira, oferecendo facilidades com prazos e custos reconhecidos pelo setor.

Com dados validados e armazenado na nuvem é possível evitar gastos com estrutura de arquivamento, além de promover segurança, modernidade e expertise contábil em tempo real.

O BPO-Fiscal e a computação em nuvem são praticados com o uso de ferramentas que permitem a transferência de arquivos entre o cliente e a área de operação de BPO de forma prática, rápida e segura. Há também a validação de arquivos magnéticos que, utilizando o navegador de internet, permitem garantir a integridade das informações antes da efetiva entrega dos mesmos ao Fisco, evitando assim notificações futuras.

. Por: Helton Patrício, gerente de projetos da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.|Perfil da Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)-No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão SAP, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)-Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais.

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 13 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira