Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2014 - 06:07

Aker Recebe a Certificação Certics, Fornecida pelo Governo

Para Atestar Nacionalidade de Software de Segurança. Certificação é estratégica para alavancar a indústria nacional de software e garantir a segurança digital do País com tecnologia brasileira.

A Aker Security, primeira empresa brasileira de produtos e serviços para proteção de dados, acaba de receber oficialmente a certificação Certics, para a valorização do software nacional. A solução avaliada foi a Aker Firewall UTM, que já está na versão 6.7.

Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Certics foi criada para comprovar se um software é autenticamente brasileiro. Ao identificar essas soluções, que geram competências, autonomia tecnológica, capacidade inovativa e negócios baseados em conhecimento no País, a certificação potencializa o crescimento do mercado brasileiro de TI.

A metodologia de avaliação da Certics é focada em analisar um conjunto de evidências relacionadas a quatro áreas: Desenvolvimento Tecnológico, Gestão de Tecnologia, Gestão de Negócios e Melhoria Contínua.

Segundo Lucas Pereira, Diretor de Tecnologia da Aker e um dos responsáveis pelo acompanhamento do processo de certificação dentro da empresa, "a Certics não representa apenas a confirmação de que a tecnologia desenvolvida na Aker é nacional, mas prova que temos hoje soluções de Segurança Digital fundamentais para garantir a soberania do País".

Para Rodrigo Fragola, presidente da Aker, o processo garante principalmente que a empresa em questão tem domínio real da tecnologia que está desenvolvendo e não é apenas uma mera licenciadora de produtos estrangeiros. Do ponto de vista da segurança, aponta que o produtos está livre de backdoors inseridos por outros países.

Os benefícios da Certics estendem-se também a compradores. Isso porque possibilita uma maior segurança na aquisição de softwares, uma vez que a certificação valida a expertise das organizações desenvolvedoras e identifica as competências empresariais presentes no Brasil para o atendimento das demandas de mercado.

"Nos países mais desenvolvidos, como a Alemanha, a cultura é de compra de produtos de empresas locais, gerando, ao longo do tempo, um giro financeiro localizado no País. Assim, diminuiu-se o envio de royaltes ou compra de tecnologias estrangeiras e, por consequência, há o aumento do poder aquisitivo das empresas nacionais para investir em inovação e pesquisa para novos produtos e serviços. Esses benefícios, sejam financeiros ou tecnológicos, acabam retornando para os compradores.", explica Fragola.

"A Certics finalmente cria um diferencial para desenvolvedores de software nacionais. A preferência na compra de produtos brasileiros nos editais favorece uma gama enorme de empresas, que passam a ter melhor atuação em um mercado que representa 50% do poder de compra na área de informática.", finaliza. [www.certics.cti.gov.br | www.aker.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira