Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2014 - 06:36

Projeto vencedor do prêmio bim.bon será construído na Feira Minascon/Construir Minas


Casa 333, do arquiteto Carlos Alberto Maciel, estará aberta à visitação.

A próxima edição da Feira Minascon / Construir Minas traz uma novidade: o projeto vencedor do prêmio bim.bon | arquitetura brasileira 2014 será construído dentro do evento, que acontece de 06 a 09 de agosto (quarta a sábado), na Expominas, em Belo Horizonte. Os visitantes poderão conhecer por dentro a versatilidade da Casa 333, de 10 m X 10 m, projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Maciel, sócio-fundador do escritório Arquitetos Associados.

A ação é uma parceria entre o software bim.bon e a FIEMG, que promove a Casa da Indústria Mineira. Todos os materiais e tecnologias especificados na casa são fabricados ou beneficiados no Estado de Minas Gerais. A principal proposta da casa é reduzir o nível de determinação do projeto, de modo a estimular os mais diferentes tipos de uso do espaço, permitindo ainda sua ampliação ou duplicação, com uma segunda moradia no segundo pavimento.

“O maior desafio em projetar uma casa com dimensões de 10m x 10m consiste em equilibrar o que precisa ser determinado, com as áreas que têm mais infraestrutura predial – sanitários, cozinha, circulações – e os espaços que podem ser menos determinados, e que permitem maior liberdade ao usuário final, multiplicando potencialmente os espaços de moradia”, explica Carlos Alberto Maciel.

O desafio proposto pelo prêmio era projetar uma habitação que pudesse ser implantada em áreas urbanas consolidadas, com eficiência construtiva, rapidez de montagem, qualidade espacial e soluções inovadoras. A Casa 333 tem o objetivo de reduzir o nível de coerção das moradias produzidas em larga escala pelo mercado e, ao mesmo tempo, permitir que um conjunto de casas gere um pedaço de cidade com qualidade.

“A lógica modular permite conciliar industrialização, redução de resíduos e agilidade construtiva com a ampliação das alternativas de apropriação do espaço da moradia. Isso implica na concepção de um sistema construtivo e ambiental que sugere a reprodutibilidade da solução, contextualizando-a às mais variadas especificidades geográficas e culturais”, afirma o arquiteto.

A construção da casa começará no dia 01 de agosto, sendo que a estrutura, em materiais metálicos da Usiminas, será toda feita no primeiro dia. A construção contará ainda com piso cimentício Dacapo, drywall Flasan, telha isolante Thermo Telha, vidros da Cebrace e Saint Gobain, com beneficiamento AMVID e luminária Luminar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira