Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2014 - 07:53

Técnicas inéditas e debates legais permeiam evento médico sobre coluna

Em sua quarta edição, o Cominco apresentou novidades no tratamento de dores lombares e trouxe à discussão a importância das cirurgias minimamente invasivas.

Há anos cirurgiões de todo país se organizam para buscar soluções cirúrgicas menos agressivas e que melhorem a qualidade de vida de milhares de pessoas que sofrem com dores na coluna. Presididos pelos doutores Wilson Dratcu e Pil Sun Choi, o evento já consolidado na comunidade científica, o IV Congresso Brasileiro de Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral (IV Cominco) foi realizado este ano no WTC Brasil, em São Paulo, entre os dias 31 e 02 agosto. Precedido do XI Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna (Siminco), contou com participação de cerca de 500 participantes e 28 convidados internacionais de renome. "Realizamos cirurgias de coluna inéditas com técnicas minimamente invasivas com transmissão ao vivo para 120 cirurgiões vindos de todo Brasil e da América Latina", detalha o dr. Pil Sun Choi, presidente do XI Siminco e da Comissão Executiva do IV Cominco.

Uma das principais técnicas inéditas apresentadas - o tratamento cirúrgico de Estenose de Canal Lombar por técnicas minimamente invasivas - pode ser a solução para casos de estreitamento do canal vertebral na região lombar. A cirurgia é mais simples do que as tradicionais: por ser menos agressiva, diminui o porte do procedimento, reduzindo em até 50% o tempo de cirurgia e 30% de internação. Além dessas novas técnicas, o evento trouxe também novidades no tratamento da hérnia de disco e solidificou a importância de investir nesse tipo de cirurgia no Brasil. Durante o IV COMINCO, cirurgiões nacionais e internacionais participaram de debates importantes a respeito dos novos tratamentos de dores na coluna e dos aspectos éticos-legais que envolvem o tema. "O produto dessas discussões será utilizado para balizar os frequentes questionamentos procedentes de negativas de fontes pagadoras e auditores de convênios", explica o presidente do IV Cominco, Dr. Wilson Dratcu.

Um dos principais destaques do evento, o Dr. Richard Fessler (EUA) ministrou uma palestra mostrando que as cirurgias minimamente invasivas além de serem menos agressivas, têm custo mais barato que as convencionais. Questões como o difícil relacionamento dos médicos com as operadoras de saúde e hospitais - que dificultam o acesso dos médicos e usuários às novas tecnologias - foram colocados em debate. "Há uma falsa premissa de que as novas tecnologias são mais caras que as convencionais", avalia Dr. Pil Sun Choi, médico que foi homenageado no IV Cominco pelo grande contribuição que tem dado para o desenvolvimento da cirurgia de coluna através de técnicas minimamente invasiva, sendo agraciado com o título de "Líder Global em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna".

Apesar das vantagens do procedimento, poucos hospitais dispõem de cirurgias do tipo. A principal luta dos médicos que participaram do IV Cominco é disseminar a prática e beneficiar mais pessoas, inclusive no SUS. Atualmente, o tratamento cirúrgico minimamente invasivo da coluna está disponível no Hospital S. José da Beneficência Portuguesa, local onde a equipe do Dr. Pil atendem possibilitando a cura dos pacientes portadores de doenças de coluna com miníma agressão e rápida reabilitação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira