Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2014 - 08:33

Seminário discute futuro da perícia judicial


Conpej realiza, entre 18 e 20 de setembro, a I Jornada Científica de Perícias Judiciais. Evento discutirá importantes temas, como qualificação profissional e laudo técnico.

Já estão abertas as inscrições para a I Jornada Científica de Perícias Judicial, que será realizada entre os dias 18 e 20 de setembro no Rio de Janeiro pelo Conpej (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil). Sob o tema “Perícia Judicial e suas implicações”, o seminário é aberto aos profissionais de diversas categorias, com nível superior, desde médicos, engenheiro, advogados e universitários. Com carga horária de 27h/a, o objetivo é assegurar aos participantes atualizações técnicas, além de filiação à instituição – que inclui primeira anuidade grátis, entre outros benefícios.

A escolha do tópico central pelos organizadores para a primeira realização científica do órgão se deu por representar item fundamental, em torno da discussão e revisão de práticas para a sociedade. “Este Seminário discutirá aspectos extremamente relevantes na medida em que trata da qualificação do perito, profissional que representa a visão técnica da Justiça. O debate compreenderá os principais itens relativos à aplicação dos conhecimentos técnicos, de modo a rever e aprimorar tais práticas, que influenciam incisivamente na vida dos cidadãos em busca de soluções junto à Justiça”, explica o presidente do Conpej, José Ricardo Rocha Bandeira, que é administrador especializado em Gestão da Segurança Pública, Criminologia e Psicanálise Forense, e em Crime Scene Investigation pelo CSI da Flórida (USA), além de autor do livro “Criminologia, Estelionato e Conto do Vigário”.

A abertura do encontro será feita pelo presidente do Conpej, que também ministrará aulas sobre itens relativos ao universo da Pericia Judicial. O encontro, pensado para ser inovador, traz a característica em seu formato, cuja programação será composta por palestras, como “Rito Processual Forense”, “A atuação do perito na esfera judicial e extrajudicial” e “Legislação Específica e Laudo Pericial”. A expectativa da instituição, considerada referência nacional na formação de peritos judiciais, é auxiliar na qualificação de novos profissionais para atender ao judiciário. Ao sugerir ampla discussão sobre a atividade pericial, a ocasião servirá ainda para reciclagem e atualização de conhecimento daqueles que já estão inseridos nesse mercado, pois permitirá interação com profissionais da área forense tanto sobre o panorama atual como em relação às propostas de fortalecimento deste setor.

Haverá ainda outro painel ministrado pelo desembargador Reinaldo Pinto Alberto Filho, autor do livro “Da Perícia ao Perito”, que irá deliberar sobre os principais aspectos da prova pericial e a atividade do perito no processo. O ‘fazer pericial’ será o mote central do relato de Marcos Hering, presidente da ‘Peritos Judiciais’, no segundo dia, 19 (sexta-feira). Entre outros itens, assuntos relativos à legislação específica e laudo Pericial serão discutidos na tarde do último dia do encontro, 20 (Sábado), durante a palestra do Dr. Nilton Campos, advogado, exímio perito e diretor do Conpej.

Conpej – Responsável pelo maior número de especialistas em todo Brasil aptos a prestar serviços em diversas áreas periciais, o Conpej, hoje com mais de cinco mil associados, é o órgão mais procurado nessa área. Devido ao sucesso, esse seguimento proporciona oportunidades únicas a quem se dedica, já que existem processos interrompidos pela falta de peritos e, sabendo-se que 20% dos cadastrados nas varas dos estados estão parados e apenas 4% continuam atuando.

Já estão inclusos no investimento de R$2.000, a filiação ao Conpej com a primeira anuidade grátis, criação de e-mail corporativo, inclusão na lista de peritos do conselho e carteira associativa, apostila, dois certificados, exemplar dos livros “Da Perícia ao Perito” e “Criminologia, Estelionato e Conto do Vigário”, além de coffees breaks, almoços e duas diárias com acompanhante para Búzios. Após a inscrição online, o período proposto para o credenciamento da I Jornada Científica de Perícias Judicial será entre 18h e 22h do primeiro dia (18), o mesmo reservado para a seção inaugural realizada conjuntamente por José Ricardo Rocha Bandeira e Reinaldo Pinto Alberto Filho. A partir das 21h haverá encerramento com coquetel. No segundo e terceiro dias (19 e 20), o seminário ocorrerá de 9 às 19h. Informações e inscrições no [www.conpej.org.br ]ou pelo (21)2234-2401. O evento será realizado em Ipanema, na Avenida Vieira Souto, 510.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira