Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2014 - 08:39

Storytelling: Apex-Brasil cria blog para contar experiências de exportadores brasileiros


“O Brasil que Vai Além” narra histórias inusitadas de empreendedores, destaca boas práticas aplicadas à exportação e compartilha casos de sucesso.

Histórias inusitadas dos exportadores brasileiros estão reunidas no blog “O Brasil que Vai Além”, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No ar, em caráter experimental desde maio deste ano, a página obrasilquevaialem.apexbrasil.com.br será oficialmente lançada no dia 07 de agosto(quinta-feira), como parte da programação do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014), realizado no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Desenvolvido para ser uma ferramenta de storytelling, o blog já congrega 17 casos de empresas exportadoras apoiadas pela Apex-Brasil. Com a reformulação, que aperfeiçoou layout e acessibilidade, a página vai ganhar mais dois textos inéditos. A meta agora é postar conteúdo novo semanalmente.

A ideia da criação do blog, segundo o presidente da Agência, Maurício Borges, é apresentar a experiência de empreendedores brasileiros, destacando os processos de internacionalização de seus produtos, serviços e marcas. “Queremos motivar mais empresários a romper as fronteiras geográficas do mercado brasileiro e considerar a possibilidade de exportar”, destacou. Além disso, Borges explicou que uma das funções essenciais da Apex-Brasil é promover a disseminação da cultura exportadora “e o blog é um excelente canal para isso”, ressaltou.

Primeiras histórias - As trajetórias de empresários brasileiros que foram destaque no Prêmio Apex-Brasil, ocorrido em maio deste ano, foram as primeiras a serem postadas no blog. Os leitores já podem conferir textos que contam como Sonia Hess (Dudalina) começou a trabalhar nos negócios da família e porque o imigrante alemão Henrique Meyerfreund (Garoto) resolveu instalar sua fábrica de chocolates no Espírito Santo. Há também a história dos empresários Djalma Rodrigues da Fanem, maior fabricante de incubadoras da América Latina, e Alexandre Vasto da Nunaat, empresa de cosméticos. O que conecta essas histórias é o desafio enfrentado por cada um desses empreendedores no comércio exterior de seus produtos.

O leitor também pode conferir o que acontece quando duas gigantes do setor de alimentos se fundem e criam a BRF, empresa que busca ampliar as oportunidades de negócios em mercados externos. Outros cinco textos apresentam como as exportações impactaram os negócios de empresas do setor de máquinas: Embarer, WEG, Polimáquinas, Marcopolo e Foton.

O blog foi construído dentro do conceito “Brasil Beyond” que, desde o início do ano, orienta todas as ações promocionais e de comunicação e marketing da Apex-Brasil, colaborando para disseminar atributos positivos do País em um mundo competitivo e globalizado. O “Brasil Beyond” comunica um país muito além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo. Um país inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial.

Storytelling - Contar histórias é transmitir conhecimento, dividir experiências. É uma maneira simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e transmitir valores. A Apex-Brasil, em quase 17 anos de atuação, convive diariamente com histórias de atuação das empresas brasileiras em mercados estrangeiros.

São narrativas sobre como empresas brasileiras venceram barreiras geográficas, culturais e comportamentais. Os textos descrevem casos de sucesso com o objetivo de incentivar novas empresas brasileiras a iniciar seu caminho no processo exportador. A intenção do blog “O Brasil que Vai Além” é reunir as histórias das empresas exportadoras brasileiras que trabalham com a Apex-Brasil e que, de alguma forma, tiveram o processo de internacionalização auxiliado pelas ações da Agência.

Perfil da Apex-Brasil – A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 84 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Apex-Brasil organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores e formadores de opinião estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva para orientar a decisão de empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira