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12/08/2014 - 07:53

“Apita Brasil” apresenta ranking das personalidades mais faladas durante a Copa do Mundo

Plataforma de pesquisa em tempo real identifica e acompanha a evolução dos tópicos de maior interesse dos brasileiros nas redes sociais sobre o evento esportivo.

Lançado em maio de 2014, o “Apita Brasil” [www.apitabrasil.com.br] agrupou, categorizou e interpretou a opinião dos brasileiros sobre a Copa do Mundo a partir dos comentários públicos e espontâneos feitos nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+.). Agora, os desenvolvedores da plataforma apresentaram um infográfico que destaca o número total de menções feitas a diversas personalidades nacionais e internacionais durante o evento.

Percentuais sobre todas as menções que citam o mundial e alguma personalidade

Análise - Este Mundial se destacou pela geração de heróis e vilões instantâneos e pelo desafio que essa nova realidade impõe as personalidades públicas. Alguns nomes dessa lista surpreendem mais do que outros. O “Apita Brasil” tinha ideia de que Neymar Jr. estaria no topo, mas não que ele teria uma vantagem tão grande de volume e qualidade de interações. Foi a lesão sofrida no jogo contra a Colômbia que o levou ao pico mais alto no período. A conversa, que girou em torno de hahstags como #ForçaNeymar e dos vídeos disseminados pelo atacante, bateu recordes nas redes sociais. 41% das menções sobre o jogador se concentraram nos dois dias seguintes à sua lesão.

Quanto a Dilma e Lula, era previsível que seriam bastante citados no evento que o seu partido foi responsável por trazer ao país. Mas não era esperado o fato da presidente se tornar a 2ª personalidade mais citada de todo o período e em meio a tanta controvérsia. Bastava a seleção jogar mal para as críticas irônicas, comparando os investimentos na Copa a outras demandas como hospitais e escolas, voltarem ao foco. Da mesma forma, subiam ao topo as brincadeiras em torno de uma possível compra do resultado pela presidente.

Se o jogo contra a Colômbia acabou com o sonho de Neymar, determinou a ascensão de um novo ídolo: David Luiz. A partir desta partida, se concentraram 81% das menções ao jogador. No início do evento, pouco se falava sobre o zagueiro, mas na metade final da competição ele já havia se tornado um dos astros do Mundial. Após a derrota final, mesmo condenando a performance da seleção, os brasileiros se preocupavam em consolar o zagueiro por sua preocupação em querer fazer “o Brasil mais feliz”, declaração que se disseminou rapidamente nas redes.

Messi chegou ao Brasil louvado pela torcida como um dos melhores do mundo. Seus selfies no vestiário após algumas partidas ganharam rapidamente as redes sociais e ajudaram a disseminar os aplausos à sua performance. Mas, a polêmica em torno do prêmio de melhor jogador da Copa marcou um dos picos mais altos de citações a Messi entre brasileiros.

O mundo inteiro sabe que Shakira já é sinônimo de Copa. Mas, nem mesmo a FIFA imaginava que a cantora faria tanta falta na abertura ao ponto de se tornar mais falada que as outras três celebridades que participaram do evento e da música oficial. A torcida pediu e a organização atendeu, convidando de última hora a colombiana a participar do encerramento. O anúncio do convite foi tão celebrado que se tornou um pico maior de conversa do que a apresentação em si.

Fred, Felipão e Suárez por outro lado, alcançaram seus destaques negativamente. O primeiro se tornou a personalidade mais citada no 1º tempo de todos os jogos que participou, abaixo de críticas vorazes da torcida. Já o técnico só despontou realmente nas redes sociais após a vergonhosa derrota para a Alemanha. Metade das menções a ele concentraram-se nesse período. Finalmente, o jogador uruguaio viu sua imagem ir do céu ao inferno em minutos após a sua famosa mordida. 86% das menções a Suárez giraram em torno desse assunto. A incapacidade dos três de reagir a crises escalonadas massivamente e instantaneamente nas redes sociais ajudou a fazê-los deixar o evento com sérios desafios para suas carreiras no futuro.

Cristiano Ronaldo foi outra surpresa deste Mundial. Esperava-se um destaque maior e mais positivo em torno do jogador. Conforme sua atuação na seleção portuguesa foi deixando a desejar e sua seleção eliminada na primeira fase, o atacante foi brutalmente esquecido pelas redes sociais. Provando a efemeridade das conversas no meio digital.

Conclusão – De acordo com Laura Laura Kroeff, VP de planejamento e pesquisa do NCgroup, vivemos um momento único de empoderamento da opinião pública através da sua capacidade de conexão digital, provocando a criação de heróis e vilões em tempo real. Esta Copa do Mundo foi um momento inédito de experimentação dessa nova realidade. “Aqueles que souberam lidar melhor com esse diálogo aberto e massivo conseguiram se alavancar sobre as melhores oportunidades. Por outro lado, quem não estava bem instrumentalizado nessa realidade social e digital, certamente, teve seus piores momentos potencializados a proporções antes inimagináveis”, explica Laura.

O “Apita Brasil” é uma plataforma de pesquisa em tempo real que é alimentada automaticamente pelas menções relacionadas ao Mundial e postadas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+. As mesmas são agrupadas em centenas de diferentes tópicos dentro de seis categorias: Evento, Seleções, Infraestrutura, Manifestações, Personalidades e Marcas, facilitando assim a leitura de rankings e análises específicas.

Os resultados estão disponíveis de maneira pública e gratuita num infográfico on-line, vivo e interativo. O site funciona como um termômetro que aponta em tempo real as personalidades, seleções, marcas e brincadeiras mais populares do Mundial. Além disso, as insatisfações e manifestações mais relevantes provocadas pelo torneio estão disponíveis para consulta.

Fruto da parceria entre a Bloom Digital Research (a mais nova startup do NonConformity Group voltada para pesquisa no digital), a Huia (produtora da holding) e a Scup, empresa líder em monitoramento, gestão e análise de redes sociais, o “Apita Brasil” foi construído com o que existe de mais atual em análise de dados e tecnologia de pesquisa.

“Para criar uma ferramenta capaz de interpretar a opinião pública em torno do Mundial em tempo real, partimos do sucesso da experiência do ‘Causa Brasil’, um portal que serviu como fonte de consulta da mídia, de governantes e da população em geral para interpretação da evolução das causas por trás das passeatas. Usando o mesmo princípio de análise de milhões de menções espontâneas nas redes sociais sobre o tema, criamos o ‘Apita Brasil’, afirma Laura Kroeff, VP de planejamento e pesquisa do NCgroup.

O “Apita Brasil” foi inspirado no sucesso do “Causa Brasil” (causabrasil.com.br), criado em 2013, no auge dos protestos que atingiram o país para decodificar o que diziam as ruas através dos comentários nas redes sociais. Grande sucesso, o projeto mostrou a relevância de ferramentas que servem como "termômetros" da opinião dos brasileiros sobre os mais diversos assuntos.

O “Causa Brasil” já capturou e interpretou mais de três milhões de menções relacionadas a alguma causa desde 16 de junho de 2013. A expectativa é que o “Apita Brasil” ultrapasse essa impressionante marca tendo em vista o volume de conversas gerado pelo evento esportivo.

NonConformity: Holding criada pelos fundadores da W3haus para atender toda a cadeia de comunicação contemporânea digital. Formada pela W3haus (maior agência digital independente do Brasil), Huia (produtora) e Bloom (start up de pesquisa).

Scup: Ferramenta líder em monitoramento, gestão e análise de redes sociais no Brasil. Lançado em 2009, o Scup já atende uma em cada quatro das 100 maiores e melhores empresas da revista Exame, entre elas TAM, Peugeot Citroën, Whirpool, Mercedes-Benz, Grupo Pão de Açúcar, Nova Casas Bahia, Amil, Lojas Americanas e Ponto Frio. [www.scup.com].

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