Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2014 - 08:25

Schmersal prevê crescimento de 50% nas exportações para este ano

Mercado externo representa 10% do total das vendas da companhia no país.

A filial brasileira da Schmersal, cuja fábrica está localizada na cidade de Boituva (SP), aposta na exportação de produtos voltados à segurança de máquinas e equipamentos para incrementar seus negócios. Esse foco de atuação da companhia deve impulsionar o volume de itens exportados em 50% em 2014, sobre os 30% atingidos no ano passado. O mercado externo representa 10% do faturamento anual da empresa.

O parque fabril nacional fornece produtos para países da América Latina e também para as filiais da Schmersal na Europa, Ásia e América do Norte. Para se ter uma ideia da dimensão do alcance das exportações da empresa, 30% delas são para a América Latina e 70% para as demais regiões do mundo.

Atualmente, a unidade brasileira é considerada como um centro de competência para diversas soluções e produtos para elevadores e chaves de emergência, que são os mais exportados. Tanto que a empresa está investindo em estrutura própria de consultoria técnica e vendas em países da América Latina como o México, Chile e Equador. Além disso, também está ampliando sua rede de distribuidores.

A geografia de atuação da Schmersal está dividida da seguinte forma: nas Américas vende para a maioria dos países, principalmente para os Estados Unidos, México, Chile, Colômbia e Argentina. Na Europa, além da Alemanha, onde está localizada a matriz, a companhia exporta para a França, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria e Itália. Na Ásia, a demanda de exportações está por conta da China, Índia, Japão e Coréia do Sul.

Para Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal, apesar dos bons resultados, o cenário das exportações brasileiras é preocupante em função da situação cambial vivida pelo país. "Havia uma expectativa de maior desvalorização do Real, porém, nos últimos meses, se registrou uma tendência contrária. Esta oscilação impede um bom planejamento e está afetando todas as empresas exportadoras. Questões logísticas e burocráticas no Brasil são também um grande obstáculo. Existem casos de embarques que demoram até um mês para liberação na alfândega", desabafa.

Ainda segundo o executivo, as exportações brasileiras dependem do cenário externo. "Em geral, a perspectiva é boa, visto que grandes mercados como Europa e EUA se recuperam das respectivas crises. Temos como exemplo países como Espanha e Itália, que passaram por recessão recentemente e hoje apresentam os maiores índices de crescimento de vendas da Schmersal no mundo", finaliza Baldauf.

Perfil da Schmersal: líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, a multinacional alemã Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores. Com um portfólio global de 25 mil itens e há 67 anos no mercado, a companhia, pertencente ao Grupo Schmersal, está presente em 17 países e conta com fábrica na cidade de Boituva, interior paulista, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta ainda com o reconhecimento de suas boas práticas no ambiente de trabalho e integra as "Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil", de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW).

Os produtos e serviços da Schmersal aliam inovação, pioneirismo, produtividade e, acima de tudo, visam garantir bem-estar aos profissionais no ambiente de trabalho. Com base nesse conceito, a empresa estruturou a Academia Schmersal que capacita profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. Todas as subsidiárias do Grupo Schmersal trabalham de acordo com o sistema QM certificado com a ISO 9001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira