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12/08/2014 - 08:29

Receita líquida da Abril educação sobe 39% e Ebitda ajustado recorrente cresce 49% no 1T14

No segundo trimestre, a receita totalizou R$ 209,4 milhões, 27% acima do mesmo período de 2013.

São Paulo – A Abril Educação S.A. (ABRE11), uma das maiores companhias dedicadas à educação básica e pré-universitária no Brasil, encerra o primeiro semestre de 2014 com receita líquida de R$ 543,1 milhões, um avanço de 39% sobre os primeiros seis meses de 2013. No segundo trimestre, a receita líquida totalizou R$ 209,4 milhões, um crescimento de 27% sobre o mesmo período do ano passado. Excluindo-se os efeitos temporais das aquisições, bem como antecipações de receitas de Sistemas de Ensino, o crescimento orgânico da receita líquida foi de 10% no semestre e de 9% no trimestre.

No acumulado do ano, o Ebitda ajustado por efeito não recorrente totalizou R$ 163,5 milhões, um crescimento de 49%, comparado aos primeiros seis meses de 2013. Ao excluirmos os efeitos temporais relativos às aquisições, o crescimento orgânico do Ebitda foi de 19% no primeiro semestre de 2014. Nos últimos três meses, o Ebitda ajustado por efeito não recorrente totalizou R$ 28,4 milhões, 14% acima do 2T13. No segundo trimestre de 2014, foi registrada uma provisão de R$ 27,9 milhões referente ao plano de reestruturação da companhia. Os gastos não recorrentes são relacionados às rescisões trabalhistas para adequações à nova estrutura organizacional, recompra de estoque de distribuidores das Editoras já distratados e saneamento da rede de franquias de idiomas.

O trimestre foi marcado pela conclusão da transação entre Abrilpar e Tarpon, que passa a integrar o bloco de controle da empresa. O fato representa um fortalecimento na governança da Abril Educação, no momento em que ela se prepara para migrar para o Novo Mercado da BM&F Bovespa – o segmento com o mais alto grau de gestão corporativa e transparência.

“A estratégia de negócios da Abril Educação não foi alterada com a entrada do novo investidor. As mudanças, que já estão em andamento, foram táticas, com foco na integração, eficiência operacional, melhor alocação de capital e sinergia de receita. Seguindo esse objetivo, em agosto, a empresa inicia o projeto ‘In School’, que explora operações de cross-selling entre Sistemas de Ensino e Escolas de Idiomas, e deve potencializar a geração de receita para os próximos anos” – afirma Mário Ghio Júnior, presidente da Abril Educação .

“Estamos otimistas com os resultados alcançados na primeira metade do ano, reflexo da elevada captação de alunos de Escolas e Sistemas de Ensino, o que garante receita para o ano todo. Pela sazonalidade do mercado de Educação, o segundo trimestre é, em regra, mais tímido, mas sabemos que o índice mais alto de aprovação de nossas coleções, que obtivemos no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2015, abre espaço para um bom desempenho das Editoras no segundo semestre”, completa.

Desempenho por negócios: o negócio de Sistemas de Ensino, que representou 34% da receita líquida da companhia no semestre, encerrou junho com 793,3 mil alunos, um número 41% superior ao último ano. Esse aumento é explicado pelo crescimento orgânico de 14% na base de alunos dos sistemas tradicionais (Anglo, pH, SER, GEO, Maxi e Farias Brito); pelo avanço de 127 mil alunos no Sistema Técnico ETB em virtude do reconhecimento das matrículas oriundas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico); e pelo crescimento de 24 mil estudantes do programa O Líder em Mim.

O negócio de Escolas e Cursos Preparatórios (Anglo, pH, Motivo e Sigma) fechou o trimestre com 23,1 mil matriculados em 19 unidades, um avanço de 50% em relação a 2013.

Em Editoras, o semestre foi impactado pela queda na quantidade de livros vendidos, principalmente no segmento privado, uma vez que o segmento público tradicionalmente tem pouca representatividade no primeiro semestre. Essa redução está relacionada ao aumento da participação de Sistemas de Ensino na rede particular, associada ainda a uma postergação para o segundo semestre das vendas especiais – compras do setor público para os programas EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).

No 2T14, o negócio de Idiomas teve uma receita líquida 30% superior ao último ano, em virtude do reconhecimento parcial da receita do Grupo Ometz (Wise Up e You Move). Em bases comparáveis, a receita do negócio de idiomas recuou 5% no trimestre, reflexo da redução na quantidade de materiais didáticos vendidos, resultante, principalmente, da diminuição de dias úteis durante a Copa do Mundo. Por outro lado, o plano estratégico de expansão resultou na assinatura de contratos para a abertura de 74 novas franquias, sendo 19 já em operação.

A empresa - A Abril Educação S.A. (www.abrileducacao.com.br), empresa de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa (ABRE11), é a maior no segmento de educação básica do mercado brasileiro. Além das editoras Ática e Scipione, figuram em seu portfólio os sistemas de ensino SER, Anglo, pH, Maxi, GEO, Farias Brito, ETB, o Anglo Vestibulares, a rede de escolas pH, o Colégio Motivo e o Centro Educacional Sigma, o modelo de ensino O Líder em Mim (The Leader in Me), as redes de escolas de inglês Red Balloon, You Move e a Wise Up, a startup Edumobi, o programa de educação continuada e interativa Ei Você, o AlfaCon Preparatórios para Concursos e a MSTech. Atualmente, a Abril Educação atende, com algum produto ou serviço, mais de 130 mil escolas e a cerca de 35 milhões de alunos em todos os estados da federação.

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