Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2014 - 08:33

Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça chega a São Paulo

Focada nos temas Relembrar, Refletir e Reagir, a exibição traz à tona fatos históricos entre Brasil e Holanda e vem proporcionar ao público uma reflexão sobre este passado comum com foco na construção de um futuro melhor.

A mostra Brasil e Holanda – Paz e Justiça – refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor integra a exposição itinerante Anne Frank: uma história para hoje, que já percorreu diversos estados brasileiros e foi vista por mais de 14 milhões de pessoas, em 90 países ao redor do mundo.

Este evento traz à tona – sob uma perspectiva cronológica paralela entre a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto – a necessidade de se refletir sobre vários temas atuais de direitos humanos, inclusive, sobre as questões de exclusão social e de discriminação em razão da nacionalidade, crença religiosa, cor, orientação sexual e opinião, violações essas que ocorrem diariamente em diversos países do mundo. Em relação ao Brasil, “Paz e Justiça” também consegue dialogar com o período de ditadura civil-militar, que deixou marcas profundas, com consequências até hoje. A construção de uma memória coletiva sobre as violações de direitos humanos cometidas no passado (durante o Holocausto e ditadura, por exemplo) é uma forma de honrar as vítimas e construir um presente mais justo e democrático.

Esta exposição foi desenhada para ser apresentada em algumas das cidades-sede da Copa do Mundo como: Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre (prevista de outubro a novembro de 2014). Uma ação cultural que possibilita mostrar ao público que a relação entre Brasil e Holanda vai muito além do futebol, abrangendo uma vasta herança cultural compartilhada e focada em temas como justiça internacional, direitos humanos e educação para uma cultura de paz.

O evento, que tem entrada gratuita e será aberto ao público em geral, acontece na Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, de 11 de agosto a 30 de outubro de 2014, de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 17 horas. A abertura oficial está prevista para as 14 horas, do dia 11 de agosto, no Auditório 3 do Centro de Convenções do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Paralelamente à exposição, acontece um debate sobre os conceitos de paz e justiça e sobre as instituições que são necessárias para a criação de um futuro melhor para todos, tanto em nível internacional como nacional e local. O debate conta com palestrantes como Jorge Chediek, coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil; Nanette Konig, sobrevivente do Holocausto e ex-colega de escola de Anne Frank no Liceu Judaico; Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Flávia Piovesan, advogada e doutora em Direito e Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.

A exposição é uma iniciativa da Embaixada dos Países Baixos, em Brasília, com realização da Casa Anne Frank, Instituto Plataforma Brasil e Senac São Paulo. São parceiros neste evento o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Prefeitura de Amsterdã, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) e os amigos da Casa Anne Frank no Brasil.

Faces da exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça: a primeira parte da exposição aborda a história de João Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17. Os painéis da exposição irão focar os laços históricos entre Brasil e Holanda.

A segunda parte mostra a história de Anne Frank e do holocausto na Europa. Aqui estão explícitos exemplos de injustiça humana, racismo, preconceito, discriminação, a falta total dos direitos humanos e as consequências desses atos nos homens.

Já na terceira fase, estão expostos os painéis relacionados à Cidade de Haia, conhecida como Cidade Internacional da Paz e da Justiça. Nesta fase, conseguimos entender a importância que Haia representa na luta pela impunidade, uma vez que nela foram estabelecidos os primeiros tratados formais internacionais sobre leis e crimes de guerra e onde se encontram instituições internacionais de justiça.

Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça, de 11 de agosto a 30 de outubro de 2014, de segunda a sexta-feira das 8 às 21 horas e aos sábados das 8 às 17 horas na Biblioteca (piso térreo) | Centro Universitário Senac - Santo Amaro, Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro, São Paulo (SP). Entrada Franca. [Instituto Plataforma Brasil: www.ipbrasil.org| PNUD: http://www.pnud.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira