Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2014 - 07:51

Enseada Indústria Naval monta um dos mais altos guindastes do mundo

60 profissionais de cinco nacionalidades diferentes realizam operação.

Rio de Janeiro - A Enseada Indústria Naval monta, em seu estaleiro na Bahia, um dos mais altos guindastes Goliath do mundo. O pórtico está sendo montado na unidade Paraguaçu da Enseada Indústria Naval. O empreendimento, localizado às margens do Rio Paraguaçu, na Bahia, tem como cliente a Sete Brasil para a fabricação de seis navios sonda de exploração do petróleo na camada pré-sal. A magnitude de um projeto desafiador como a construção das Sondas, trouxe a necessidade de um investimento à altura em engenharia. Com peças de até 500 toneladas, o Goliath conta com uma equipe diversificada para sua montagem. São 64 profissionais de 5 nacionalidades diferentes que atuam uma das maiores operações já realizadas no mundo para a montagem de um mega-guindaste. A complexidade da montagem consiste no içamento de peças de grande volume em altitudes elevadas.

Com 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares, e 143 metros de comprimento, tamanho de um quarteirão e meio, o superguindaste Goliath é um pórtico de sete mil toneladas com capacidade de içar cargas de até 1.800 toneladas. O equipamento garante maior produtividade ao estaleiro, já que é capaz de montar megablocos. O Goliath permitirá erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda. Adquirido da empresa mundial Konecranes Finland Corporate, as peças estão sendo entregues em etapas em diferentes navios oriundos da Finlândia, China e Coréia do Sul. O equipamento estará completamente montado em agosto e iniciará a fase de testes e comissionamento em novembro.

Perfil - A Enseada, formada pelas empresas Odebrecht, OAS UTC e a KHI (Kawasaki Heavy Industries Ltd.), é voltada para construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração. Sua matriz está localizada no município de Maragojipe (BA). Com 1,6 milhão de metros quadrados de área, dos quais 400 mil são destinados à preservação ambiental, a Unidade Paraguaçu já é considerada um dos maiores estaleiros do país. Os investimentos da Enseada na Bahia são da ordem de R$ 2,6 bilhões, e sua carteira de contratos inclui a Sete Brasil. Atualmente, cerca de cinco mil trabalhadores atuam na construção do empreendimento. Quando estiver operando a plena capacidade, poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano trabalhando em regime de turno único, o que permite uma ampla margem de produção, construindo navios de altíssima especialização, que poderão ser fabricados simultaneamente. A empresa também atua no Estaleiro Inhaúma (RJ), que foi arrendado pela Petrobras em razão do contrato para conversão dos cascos de quatro navios tipo VLCC nas plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77. [www.enseada.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira