Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2008 - 10:04

Rolls-Royce recebe contrato para o gasoduto Gasene da Petrobras


A Rolls-Royce recebeu uma encomenda da Siemens Industrial Turbomachinery, Inc. para fornecer compressores de gás natural para o gasoduto Gasene, da Petrobras.

A Siemens é a contratada principal para o fornecimento de pacotes de turbo compressores para o projeto da empresa estatal brasileira de petróleo e a Rolls-Royce foi subcontratada pela Siemens para fornecer os compressores.

A encomenda é para onze compressores centrífugos de gás Rolls-Royce RF3BB-20, que serão acionados por turbinas a gás Siemens SGT-200 e instalados em três estações de compressão ao longo dos 1.400km de extensão do gasoduto a gás natural Gasene, de 28 polegadas de diâmetro entre Catu (Bahia) e Cacimbas (Espírito Santo). O gasoduto é projetado para deslocar 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O Gasene é um importante projeto do governo brasileiro para conectar o sistema a gás existente no Sudeste a outro na região Nordeste do país. O início será do Terminal Cabiúnas, no Rio de Janeiro, e ele se estenderá até a cidade de Catu, na Bahia.

A Petrobras está investindo pesado na área de exploração e produção de petróleo e gás na Bacia do Espírito Santo, no Sudeste do Brasil. O gás produzido “offshore” será primeiramente processado numa nova instalação de tratamento de gás em terra antes de ser transportado no novo gasoduto para consumidores no Nordeste do Brasil.

A Rolls-Royce produzirá os compressores em suas instalações de Mount Vernon, em Ohio (Estados Unidos), para entregar a linha de montagem da Siemens em Houston, no Texas. De lá, o equipamento será entregue às estações compressoras. As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2008.

Perfil - A Rolls-Royce já vende a turbina industrial a gás RB211 para a Petrobras para uso em instalações “offshore”. Em janeiro de 2001 foram recebidos contratos para oito unidades RB211 de geração de energia para as embarcações de Produção, Armazenamento e Descarga P-43 “Barracuda” e P-48 “Caratinga”. Em dezembro de 2003, a Rolls-Royce recebeu encomendas para quatro pacotes de geração de energia RB211 adicionais para a unidade flutuante de produção (FPU) P-52.

Em outubro de 2004, foram colocadas encomendas adicionais para sete pacotes de geração RB211 para a FPU P-51 “Marlin Sul” e para uma plataforma fixa de re-bombeamento, a PRA-1.

Em 2005, quatro conjuntos de geração Rolls-Royce RB211 foram encomendados pela Charter Development LLC-CDC instalação na FPU-52 “Marlin Leste”.

Mais de 900 compressores de gasoduto Rolls-Royce foram vendidos para gasodutos de gás natural de médio a grande porte.

Mais de 670 conjuntos de compressão a gás Rolls-Royce já foram encomendados ou entregues para 45 gasodutos em 24 países.

O total de horas de operação de turbinas industriais a gás Rolls-Royce em todo o mundo já superou 160 milhões.

A Rolls-Royce opera em quatro mercados no Brasil: aviação civil, defesa, marítimo e energia. No ar, existem mais de 500 motores aeronáuticos Rolls-Royce impulsionando aeronaves de asa fixa e mais de 1.000 motores impulsionando helicópteros. No mar, são aproximadamente 60 embarcações de apoio offshore e 11 navios militares operando com motores Rolls-Royce. No setor de geração de energia, mais de 30 conjuntos de turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore. A Rolls-Royce mantém contratos de manutenção de longo prazo em todos esses mercados

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira