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13/08/2014 - 08:26

Comgás: forte entrega operacional com aumento de 10% na base de clientes

E construção de 439 quilômetros de rede marcam o segundo trimestre da Comgás. A companhia garante excelência operacional com aumento da base de clientes, investimento em infraestrutura e diversificação de novas aplicações. Baixa atividade econômica, altas temperaturas e menor consumo de água impactaram os volumes dos mercados industrial e residencial.

São Paulo - A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – maior distribuidora de gás natural canalizado do País - encerrou o primeiro semestre do ano com 1.402.836 clientes conectados. No último trimestre, a concessionária investiu cerca R$164 milhões e adicionou 439 quilômetros de rede, 15% acima quando comparado ao 2T13. A companhia manteve o foco nos segmentos residencial e comercial, conectando 126.826 e 1.287 novos clientes nos últimos 12 meses, respectivamente.

No período foi distribuído cerca de 1,4 bilhão de m3 de gás, volume 3,1% inferior ao comercializado no 2T13. Apesar do alto nível de clientes conectados o segmento residencial apresentou queda de 2,4% no volume. A variação é explicada, principalmente, pela temperatura elevada no ano, que reduziu o consumo do energético, que é utilizado no aquecimento de água para banho.

No segundo trimestre de 2014, os investimentos feitos pela Distribuidora somaram R$164 milhões, totalizando R$ 320 milhões ao ano. Aproximadamente 73% dos recursos foram utilizados em projetos de expansão da rede de distribuição, que já perfazem 11.711 quilômetros. Dentre os projetos realizados destacam-se: Guarulhos com 33 km adicionados no trimestre, Piracicaba com 29 km, Osasco com 28 km, Taubaté com 27 km, Vila Medeiros e Mogi das Cruzes com 26 km, São Bernardo do Campo com 25 km, São José dos Campos e Americana com 24 km cada.

O Ebitda normalizado pela conta corrente regulatório foi de R$ 339 milhões no 2T14, uma redução de 14,4% comparada aos R$ 396 milhões atingidos no 2T13. Na comparação entre semestres, o primeiro semestre de 2014 teve EBITDA normalizado de R$ 622,0 milhões, 5,5% abaixo quando comparado ao acumulado do ano anterior.

Mercados & Clientes -O Mercado Residencial distribuiu 57,3 milhões de m3 de gás no segundo trimestre de 2014, volume 2,4% inferior ao mesmo período do ano anterior (58,7 milhões de m3). O segmento encerrou o trimestre com 989.190 medidores conectados, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2013 (916.418 medidores). Esse número inclui condomínios com medidores coletivos que atendem a vários clientes com um único medidor. Assim, ao considerar o número de Unidade Domiciliar Autônoma, que mede apenas uma residência, são 1.388.413 UDA´s conectadas em junho de 2014. O “new housing”, segmento que conta com novos prédios e condomínios, é o que mais contribuiu para a expansão deste mercado, conectando mais de 40 mil novas UDA´s no primeiro semestre do ano.

O Mercado Comercial contabilizou 30,4 milhões de m3 distribuídos no segundo trimestre de 2014, representando um crescimento de 1,1% do volume distribuído quando comparado ao 2T13 (30,1 milhões de m3). Essa variação explica-se pela ligação de 1.287 clientes nos últimos 12 meses, sendo 350 deles somente no 2T14. Além de prospectar clientes, a companhia vem desenvolvendo novas aplicações para os estabelecimentos comerciais que já estão conectados, como a climatização de ambientes, conversão de fornos a lenha, entre outros.

No Segmento Industrial, o mais significativo em termos de volume comercializado, foram distribuídos 925,8 milhões de m3, valor 3,5% abaixo do distribuído em 2T13 (958,9 milhões de m³). Esta variação está relacionada com o desempenho da economia e a baixa atividade industrial no período. Além disso, a Copa do Mundo alterou os turnos de muitas fábricas, diminuindo a produção, o que refletiu significativamente na demanda de gás natural. A empresa possui 1.029 clientes, responsáveis por 66% do consumo total. A estratégia para esse segmento prevê a manutenção, fidelização e incremento da demanda através de investimentos para expansão da base de clientes, além da contratação de novas indústrias, com a expansão da rede de distribuição para novos municípios e distritos industriais.

Na Cogeração, que é caracterizada pela produção simultânea de energia térmica e elétrica a partir do gás natural, houve redução de 8,6% no volume de gás distribuído, atingindo 78,0 milhões de m3 no período versus 85,4 milhões de m3 no 2T13. Essa variação deveu-se à saída de duas empresas do segmento têxtil, que anulou o efeito dos clientes que se mantiveram na base e consumiram acima do previsto, em virtude do alto preço da energia elétrica no mercado livre (PLD – preço liquidação da diferença). Este segmento sofre forte concorrência com o preço da energia elétrica, em especial, em clientes cativos com tarifas competitivas que reduzem a operação da cogeração e o consumo do gás natural.

A Termogeração que consiste em um processo de obtenção de energia elétrica a partir da queima do gás, fechou o trimestre com 251,8 milhões de m3, representando um aumento de 7,2% quando comparado ao 2T13 (234,9 milhões de m3). Cabe ressaltar que os contratos de fornecimento de gás firme da Comgás não incluem o abastecimento das termelétricas. Caso estas necessitem despachar gás, a Petrobras se encarregará de fornecer à companhia o volume adicional, pois estes são contratos “back to back”.

Por fim, a Comgás distribuiu 55,8 milhões de m³ de Gás Natural Veicular (GNV) no 2T14, uma redução de 11,5% no volume, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Apesar da queda do volume, pelo segundo trimestre consecutivo, a empresa registra aumento no número de instalações do kit GNV: foram 998 conversões, 14,4% a mais do que no 2T13 (872 conversões). Atualmente a companhia possui 302 postos de combustíveis e o segmento representa 4% do volume total de gás distribuído. O GNV nunca deixou de ser uma alternativa economicamente interessante para os consumidores, porém o aumento do poder aquisitivo da população, seguido do forte movimento de renovação da frota, retirou do mercado uma parcela significativa dos veículos que consumiam o gás natural.

Custo do Gás - A escalada do dólar frente ao real continua impactando a competitividade do gás vendido pela companhia. Como o gás faturado é indexado ao dólar, os valores repassados aos usuários são autorizados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP). O fato é que a política de preço do gás natural, implementada pela Petrobras, único fornecedor, contribuiu para uma perda contínua da competitividade do combustível na indústria paulista. A Comgás vem dialogando com a Petrobras, com o apoio do Governo do Estado, no sentido de eliminar a discriminação e a falta de isonomia na precificação para o gás natural em sua área de concessão, frente ao energético comercializado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e região de atuação da Gás Brasiliano.

Por fim, em 31 de maio deste ano, a Comgás concluiu o terceiro ciclo tarifário, superando as metas acordadas com a ARSESP, previstas para 2009 a 2014.

Nos últimos cinco anos, a Comgás adicionou cerca de 560 mil clientes, superando em 26% o índice acordado com o agente regulador, apesar do número de medidores ter ficado abaixo do estipulado. A companhia chegou em 2014 com mais de 1,35 milhão de usuários em sua área de concessão, que é composta por 177 municípios do Estado de São Paulo. Ainda durante o último ciclo, a companhia construiu 5.591 quilômetros de rede, valor 13% acima do estabelecido pela ARSESP. A Comgás investiu cerca de R$2,7 bilhões nos últimos cinco anos.

O indicador que ficou abaixo do estipulado pelo agente regulador foi o volume de gás natural distribuído. O volume inicialmente apresentado pela Comgás, durante as discussões do plano regulatório, foi de 25 bilhões de m³, valor esse muito próximo do volume efetivamente distribuído no ciclo, o qual totalizou de 25,3 bilhões de m³. Como o volume final aprovado pela ARSESP foi de 26,6 bilhões de m³, a empresa deixou de entregar 1,26 bilhões de m³ no período.

Por meio de indicadores definidos no contrato de concessão, assegura-se que padrões de segurança, qualidade e relacionamento com o cliente sejam trabalhados em patamares elevados para a garantia da satisfação dos públicos envolvidos no negócio. Entre os públicos de relacionamento da Comgás estão os 1.200 funcionários diretos e cerca de 5 mil indiretos. Atualmente, a companhia registrou zero incidente por milhão de homem/horas trabalhadas. Todo esse trabalho é realizado com 93% de satisfação – índice mais alto entre as concessionárias públicas – de acordo com a ARSESP.

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