Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2014 - 08:26

EDP orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica

Iniciativa realizada pela Abradee, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, acontece entre os dias 11 e 17 de agosto.

São Paulo – Entre os dias 11 e 17 de agosto, a EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, participa da IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica realizada pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Segurança é um tema prioritário para a EDP e, por isso, a empresa apoia a iniciativa da Abradee, que focará neste ano nos cuidados que o consumidor deve ter ao soltar pipa, podar árvores, instalar antenas de TV, bem como os riscos do furto de energia, entre outros.

As distribuidoras do grupo realizam constantemente campanhas de conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e, durante a semana de segurança, reforçará ainda mais as orientações sobre esse e outros temas relevantes para a população. Entre as ações da EDP estão anúncios em rádio e internet, publicações nas mídias sociais e nas faturas de conta de luz, bem como a instalação de um mural digital com orientações sobre os cuidados com a rede elétrica nas agências da EDP em São Paulo e no Espírito Santo.

Confira algumas dicas da EDP para evitar acidentes com a rede elétrica.: Pipas: em 2013, foram registradas 8.373 ocorrências envolvendo pipas nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para que a brincadeira ocorra de forma segura e não prejudique a rede elétrica é importante seguir algumas orientações:

. Escolha um local descampado e longe da fiação elétrica;

. Alguns materiais utilizados na confecção da pipa podem ser condutores de energia e aumentam o perigo em caso de contato com a rede elétrica. Rabiolas feitas de fita VHS ou cassetes são alguns exemplos;

. O uso de cerol (pó de vidro com cola), além de ser um risco para motociclistas e pedestres, oferece perigo no contato com a rede de energia porque corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou cobre, o que permite a transferência de corrente elétrica e, consequentemente, pode provocar um curto-circuito;

. Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro objeto condutor de energia não devem ser lançados sobre a rede;

. Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta a possibilidade de acidentes;

. É expressamente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar as pipas. As ETDs são energizadas e somente pessoas autorizadas podem entrar nesses locais.

Balões - Além de crime, a prática de soltar balões coloca em risco a vida não apenas das pessoas envolvidas na atividade, mas da população em geral, uma vez que, ao tocar a rede elétrica, os objetos podem causar incêndios e curtos-circuitos.

Um levantamento feito pela EDP revela que, no primeiro semestre de 2014, o número de incidentes com balões nos 28 municípios da área de concessão da distribuidora do grupo que atua em São Paulo subiu de 27 para 33 na comparação com o mesmo período de 2013. Apesar do aumento, o número de consumidores afetados foi 7% menor do que o registrado nos seis primeiros meses do ano passado – 10.885 contra 11.694 clientes.

Essa diminuição é fruto do investimento da EDP na ampliação da automação e do seccionamento da rede e no aumento da flexibilidade operativa, que reduz o número de consumidores ligados ao mesmo circuito. Por isso, menos residências são afetas.

Furtos de energia - As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, também são ilegais e oferecem riscos tanto aos infratores quanto para toda a vizinhança, podendo provocar danos às instalações elétricas, acidentes e até incêndios. A fim de prevenir tantos perigos, a EDP trabalha continuamente para minimizar as ligações irregulares e chama a atenção da população acerca dos riscos dessas ações por meio do programa Boa Energia na Comunidade. Desde o início do projeto, a empresa já realizou aproximadamente 80 mil regularizações de residências e pequenos comércios na área de concessão da distribuidora em São Paulo.

A EDP reforça que somente profissionais especializados podem fazer serviços na rede elétrica, já que estão preparados para esse tipo de trabalho e possuem a técnica necessária e os equipamentos apropriados para evitar acidentes.

Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, a distribuidora orienta seus consumidores a entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0123, que funciona 24 horas com ligação gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira