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13/08/2014 - 08:30

Grupo LATAM Airlines registra lucro operacional de US$ 15,4 milhões no 2T14

E melhora margem operacional. No Brasil, TAM segue com resultados positivos na operação doméstica e líder do mercado corporativo.

São Paulo – O Grupo LATAM Airlines S.A. (NYSE: LFL; IPSA: LAN; Bovespa: LATM33), grupo de companhias aéreas líder em transporte de passageiros e carga na América Latina, registrou lucro operacional de US$ 15,4 milhões (R$ 34,3 milhões) no segundo trimestre de 2014. A margem operacional foi de 0,5%, refletindo um crescimento de 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reforça a solidez da companhia, que alcançou resultados operacionais positivos apesar do difícil cenário macroeconômico na América Latina, do ambiente altamente competitivo e do mercado de cargas impactado pela fraca safra de grãos para exportação.

Em um cenário desafiador, o Grupo LATAM seguiu com sua estratégia de racionalização no trimestre, reduzindo em 1,5% a oferta na operação de passageiros, e em 7,5% a oferta para transporte de cargas. Assim, a taxa de ocupação avançou em todos os mercados, atingindo o nível recorde de 82,4%, aumento de 3,3 pontos percentuais sobre o segundo trimestre de 2013. O aumento da ocupação incrementou o RASK (receita por assento por quilômetro) em 1,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

"Num contexto em que o aumento da concorrência e o enfraquecimento do cenário macroeconômico na América do Sul colocam uma pressão significativa sobre a indústria, a LATAM é a empresa aérea mais bem posicionada para responder a essas condições", disse Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. "Nossa empresa tem mais flexibilidade e um histórico comprovado de agir rapidamente para se adaptar aos desafios econômicos. Vamos continuar comprometidos com a rentabilidade sustentável do negócio, nos concentrando na disciplina de custos, enquanto ajustamos nossa frota e desenvolvemos nossa malha."

Resultados positivos no Brasil -No Brasil, a TAM seguiu com resultados muito positivos nas operações domésticas de passageiros, que refletem a consistente estratégia de disciplina da oferta e de adoção de novas práticas de gestão de receita nos últimos dois anos. Nas operações de passageiros domésticos do Brasil, a TAM reduziu sua capacidade em 2,5% no trimestre em relação ao mesmo período de 2013. A redução foi provocada principalmente pela diminuição de 5,1% na oferta durante o mês de junho, quando a demanda em algumas rotas domésticas, como previsto, foi menor. Apesar disso, a companhia foi capaz de aumentar o tráfego de passageiros em 1% no trimestre, atingindo uma taxa de ocupação de 80,6%, o que representa um aumento de 2,9 pontos percentuais em comparação com o segundo trimestre de 2013.

A companhia ainda aumentou o RASK medido em Real em 12,9% no trimestre, apesar da depreciação da moeda e da pressão sobre o yield provocada pela Copa do Mundo.

A TAM também segue como a empresa aérea preferida do mercado corporativo no Brasil e encerrou o primeiro semestre de 2014 na liderança das viagens de negócio domésticas e internacionais no país, de acordo com o ranking da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).

Sucesso da operação durante a Copa -Apesar da menor demanda, a companhia avalia positivamente as operações realizadas durante a Copa do Mundo no Brasil. Ao todo, o Grupo LATAM transportou quase 3 milhões de passageiros no mercado doméstico brasileiro durante o evento, com taxa de ocupação de 80,5%. A companhia também conseguiu prestar serviço de alto nível, com 95% de pontualidade. A infraestrutura e os serviços tiveram uma taxa de aprovação de 80%, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Ministério do Turismo do Brasil em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos (FIPE).

“Os investimentos significativos em infraestrutura no Brasil feitos antes da Copa do Mundo, especialmente em aeroportos, terão um impacto duradouro e muito positivo sobre o desenvolvimento do setor de transporte aéreo no país”, avalia o CEO do Grupo LATAM. “A mudança da TAM para o Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos e a entrega do Pier 2 do aeroporto de Brasília nos permitirão continuar a melhorar a conectividade em nossos hubs, e aumentar nosso desempenho operacional.”

No novo terminal de Guarulhos, as companhias do Grupo LATAM terão grandes melhorias para os passageiros corporativos. A previsão é que o tempo de conexão em voos de ligação que passam pelo aeroporto seja de apenas 1,5 a 2 horas, em comparação com os atuais quatro a cinco horas. Este será um marco importante para as operações internacionais da empresa.

Além disso, o Grupo também está desenvolvendo um hub secundário no aeroporto de Brasília, onde pretende concentrar as conexões domésticos no Brasil, melhorando a conectividade com as diferentes regiões do país.

Redução da dívida e resultado líquido -O Grupo LATAM Airlines tem obtido sucesso em seus esforços de restruturação do balanço patrimonial. A companhia tem alcançado uma sólida condição financeira com a redução em US$ 1,8 bilhão da dívida bruta nos últimos 12 meses.

A LATAM também segue reduzindo a exposição do balanço patrimonial da TAM ao Real, cujo valor passou de US$ 2 bilhões (R$ 4,5 bilhões) em 31 de dezembro de 2013 para US$ 1 bilhão (R$ 2,2 bilhões) em 30 de junho de 2014. A expectativa, agora, é de reduzir ainda mais essa exposição até setembro de 2014, para aproximadamente US$ 0,5 bilhão (R$ 1,1 bilhão).

No segundo trimestre de 2014, a LATAM registrou prejuízo líquido de US$ 58,9 milhões (R$ 131,4 milhões), frente a um prejuízo líquido de US$ 329,8 milhões (R$ 735,4 milhões) no mesmo período do ano anterior. Esse resultado inclui uma despesa pontual de US$ 56,3 milhões (R$ 125,5 milhões), relativa à repatriação de valores da Venezuela.

Melhores da região-LAN e TAM, companhias membro do Grupo LATAM Airlines, foram reconhecidas com o primeiro e segundo lugares, respectivamente, no prêmio "Melhores Companhias Aéreas da América do Sul", promovido pela SkyTrax durante o World Airline Awards. A premiação é considerada um termômetro global da satisfação dos clientes, graças à sua exclusiva pesquisa de opinião com os passageiros.

Grupo LATAM Airlines - LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 134 destinos, em 23 países, com uma frota de 338 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem cerca de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs). [www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente|www.latamairlinesgroup.net].

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