Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2014 - 08:42

Moda Inclusiva: estilistas criam looks para pessoas com deficiência


Look vencedor ? da 5ª edição do evento foi criado com foco em versatilidade e conforto para cadeirantes

Finalistas da 6ª edição do concurso concorrem a estágio na Vicunha Têxtil, maior produtora de índigo e brins do mundo.

De acordo com Censo Demográfico 2010 divulgado pelo IBGE, mais de 45 milhões de pessoas no país possuem algum tipo de deficiência. De olho nas dificuldades de vestuário enfrentadas por esta parcela da população, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promove, há seis anos, o Concurso Moda Inclusiva. A iniciativa tem como proposta estimular jovens estilistas a repensar o universo fashion por meio do respeito à diversidade, discutindo possibilidades de criação, beleza e funcionalidade no vestir.

Com um look voltado para cadeirantes femininas, Patrícia Helena Galves (24) foi a grande vencedora da última edição do concurso, em 2013. Sua proposta consistiu em uma roupa versátil, elaborada e pensada em cada detalhe para aumentar o conforto por meio de modelagem funcional, escolha correta de materiais e utilização criativa de aviamentos. “A moda inclusiva não precisa de grandes revoluções, mas de pequenas mudanças e ajustes nas peças. É isso que faz o diferencial,” conta Patrícia. Como parte do prêmio concedido pela Secretaria Estadual, Patrícia acompanhou os principais passos do mercado jeanswear durante seu estágio na Vicunha Têxtil, maior produtora de índigo e brins do mundo.

Neste ano, os 20 finalistas da 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva já estão em fase de preparativos finais para apresentar suas produções no desfile de 15 de agosto, que ocorre a partir das 18h30, no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo. Mais uma vez, o projeto tem apoio da Vicunha, que forneceu denims e sarjas para a confecção das peças.

A estilista Drika Valério (26), que conquistou o primeiro lugar na 4ª edição do concurso, está novamente entre os finalistas. Seu look vencedor foi um vestido de noiva dividido em duas peças - saia e corpete –, desenhado para facilitar o vestir. “A repercussão em 2012 foi tão positiva que decidi participar este ano novamente”, conta Drika que, após a conquista, iniciou um projeto voltado exclusivamente para a inclusão na moda, no qual se dedica à confecção de peças em seu ateliê, no interior de São Paulo, e as comercializa pela Internet.

Neste ano, Drika propõe levar às pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente uma vestimenta prática, estimulando a autonomia e projetando peças com base na tecnologia assistiva - adaptar produtos existentes para pessoas com deficiência - e no design universal - projetar pensando em todos. “Minha principal proposta, com esta coleção, é criar peças inclusivas que sirvam para qualquer tipo de pessoa, independente da sua condição física”, afirma a estilista, que utilizará os color denims da linha ECO-D da Vicunha, alinhados ao conceito de sustentabilidade na moda.

Pela primeira vez no concurso, a carioca Fernanda Nicolini (31) criou um look sobre as bases Rocker Black, denim premium com acabamento de resina couro e Moore, brim 100% algodão de toque macio e confortável, ambos Vicunha. Atualmente, Fernanda desenvolve um projeto de marca própria com ênfase na moda não excludente e multifuncional, com extensa pesquisa em ergonomia aplicada à moda. “A proposta da coleção é apresentar uma moda polivalente prática, que valorize a contemporaneidade, possibilitando independência e escolha para pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes”, afirma a finalista.

O designer Caio Ferreira (27), também pela primeira vez no Moda Inclusiva, preparou para o desfile final um look para cadeirante inspirado em corridas automobilísticas. Para compor toda sua produção, ele escolheu o Denim Squash, índigo Vicunha com alta elasticidade e toque de moletom, privilegiando o conforto. “Um piloto de corrida e um cadeirante possuem muito em comum. Além do fato de estarem sobre rodas são pessoas de garra, força e superação”, afirma. [www.vipreview.com.br].

A Vicunha Têxtil -Líder na produção de índigos e brins a Vicunha está sempre antenada com o que há de mais inovador no setor, trazendo a mais alta qualidade e tecnologia às suas coleções. Baseados em constantes pesquisas que apontam as principais tendências de moda e comportamento no mundo, os produtos Vicunha visam não apenas atender a demanda, mas surpreender um mercado em constante transformação.

Os tecidos Vicunha estão sempre presentes nas passarelas nacionais e internacionais das principais semanas de moda do mundo, a versatilidade dos produtos também pode ser conferida nas mais variadas peças de coleções de marcas que vão de grifes renomadas a grandes redes.

A empresa também marca presença anualmente em feiras mundiais do ramo têxtil e participa das principais semanas de moda do país apoiando desfiles de estilistas conceituados e novos designers. O apoio a profissionais que trabalham em prol de propostas inclusivas e o incentivo a jovens talentos também são características da Vicunha Têxtil, que atua há mais de 40 anos no setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira