Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2014 - 09:12

Eliezer Max inaugura unidade infantil em Ipanema


Escola que integra cultura judaica e ensino humanista vai ocupar prédio preservado.

A partir de agosto, o imóvel preservado, em Ipanema, irá abrigar a nova unidade infantil do Eliezer Max. O espaço vai receber crianças de cinco meses a seis anos, seguindo o projeto pedagógico apoiado nos pilares de cultura judaica, ensino humanista e desenvolvimento infantil integral.

A inauguração do novo infantil, que marca o retorno ao bairro, afirma a retomada do crescimento da escola e vai atender a uma demanda latente de famílias da região por uma escola judaica: “Nos dias de hoje, ter os filhos numa escola perto de casa facilita o deslocamento dos pais, favorecendo o tempo com os pequenos no dia a dia”, analisa Thelma Polon, diretora pedagógica da instituição, que possui, na fila de espera, até crianças que só vão nascer em 2015.

Estrutura e proposta pedagógica privilegiam o dia a dia das crianças -Tudo na nova unidade foi pensado para promover o pleno desenvolvimento das crianças, em todos os sentidos: da segurança à convivência, da aprendizagem à diversão. O mobiliário colorido dá um tom alegre ao espaço, além de privilegiar a funcionalidade e a durabilidade, que conta ainda com imagens que inspiram e acolhem. O piso emborrachado na cor verde se funde com jardineiras em todo o perímetro da casa colonial. Além disso, a nova unidade é acessível, com elevador, banheiro adaptado e rampas de acesso.

“Em questões importantes como organização, ergonomia e mobilidade nos ambientes, nos apoiamos no conceito de referências urbanas e criamos peças de mobiliário que garantem a perfeita funcionalidade das estruturas físicas necessárias para a melhor vivência das crianças no ambiente escolar”, explica o arquiteto João Uchoa, que completa: “Nossa ideia foi criar um padrão visual inspirado em uma cidade alegre, como é o Rio de Janeiro”.

Eliezer Max - O Instituto Israelita Brasileiro de Cultura e Educação foi fundado em 1946, por ativistas filhos de imigrantes, para alunos de todas as idades. Para atender à demanda dessa comunidade por uma escola judaica moderna, humanista, não religiosa e comprometida com a inovação pedagógica, foi fundada, em junho de 1954, a Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg. O Colégio Hebreu Brasileiro Max Nordau foi fundado em janeiro de 1950 por outro segmento da comunidade judaica carioca. Em 2001, o Max Nordau fundiu-se à Escola Eliezer Steinbarg, unindo patrimônio e alunos em prol de uma instituição mais forte, com melhores instalações físicas, tecnológicas e pedagógicas. A fusão de dois dos mais tradicionais centros de ensino da comunidade judaica deu origem, em 2001, à Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg - Max Nordau.

O Eliezer Max tem como objetivo proporcionar aos seus alunos, desde o início da infância, uma formação humanista e pluralista que estimule o autoconhecimento para melhor entender o outro e também promover entre os alunos a valorização da identidade judaica, por meio da reflexão, do debate, do acesso à memória, aos valores, às narrativas e às manifestações festivas do povo judeu.

O Eliezer Max acredita na parceria entre ensino, cuidado integral e acolhimento como diretriz geradora de um ambiente escolar sadio e produtivo. De acordo com esta premissa, damos uma atenção especial acada novo aluno que chega à escola: durante o período de adaptação, cuidamos para que a criança seja acompanhada de perto e pelo período necessário por uma psicóloga e por sua mãe ou responsável, até que os laços afetivos e de confiança lhe permitam sentir-se segura, à vontade e efetivamente inserida no grupo. Acreditamos, ainda, que a parceria constante de toda a equipe com as famílias é outra condição fundamental para consolidar um ambiente educacional baseado nos ideais de diálogo e convivência respeitosa, bem como o sentimento de pertencimento e identidade comunitária.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira