Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2008 - 10:19

Novo programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar recebe inscrições a partir do dia 14

Com vagas para mestrado e doutorado, o programa atua nas linhas de pesqusia de Análise comportamental da cognição e Comportamento social e processos cognitivos.

De 14 a 25 de janeiro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições para seleção 2008 para seus cursos de mestrado e doutorado. A área de concentração do programa é Comportamento e Cognição, com atuação em duas linhas de pesquisa: Análise comportamental da cognição e Comportamento social e processos cognitivos. Essa é a primeira seleção realizada pelo Programa. Os cursos de mestrado e doutorado na área foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em julho do ano passado, com conceito 5. Essa nota atribuiu ao programa, já na sua implantação, um alto nível de desempenho.

A proposta de formação do Programa foi baseada nos trabalhos e pesquisas já desenvolvidos pelo Departamento de Psicologia da UFSCar e também na experiência obtida pela equipe docente junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade.

Entre as metas principais do programa estão a produção de conhecimento de alto nível sobre processos comportamentais e cognitivos; desenvolvimento de pesquisas que buscam a aplicação de conhecimento à solução de problemas sociais e criar recursos tecnológicos para lidar com esses processos. Outra atribuição é a formação de pesquisadores capazes de realizar investigação científica em Psicologia, até a proposição de alternativas visando o enfrentamento de problemas sociais cuja solução envolve o comportamento humano. A definição da área de concentração em Comportamento cognitivo é , inclusive, resultado das condições já existentes na Universidade, especialmente as competências do corpo docente, organizado em grupos de pesquisa e que já vêm desenvolvendo investigações originais sobre processos comportamentais e cognitivos com resultado e contribuições reconhecidas como relevantes no cenário nacional e internacional.

A Seleção 2008 será realizada em três etapas, com caráter eliminatório e classificatório. A primeira, composta por avaliações escritas (eliminatórias), contará com provas de conhecimentos em Psicologia e expressão escrita, com 4 horas de duração e também de proficiência em Inglês, com 2 horas de duração. Será dispensado desta prova o candidato que comprovar proficiência por meio de certificado recente, de validade reconhecida, ou que comprovar experiência de intercâmbio em país de língua inglesa por um período não inferior a um ano letivo.

Na segunda etapa o candidato participará de argüição oral do projeto de pesquisa, também em caráter eliminatório. A proposta será analisada quanto ao mérito e quanto à pertinência à área de concentração do Programa e à linha de pesquisa do orientador pretendido. Já a terceira etapa terá avaliação do currículo do candidato.

Os currículos dos candidatos aprovados nas etapas eliminatórias serão avaliados e pontuados em uma escala de 0 a 10, sendo que a pontuação será considerada na classificação final dos candidatos. As provas acontecem no dia 11 de fevereiro e a defesa oral dos projetos de pesquisa entre os dias 13 a 15 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 22 de fevereiro.

Inscrições - As inscrições poderão ser feitas pelo correio ou pessoalmente na secretaria do Programa até 25 de janeiro de 2008. O Departamento de Psicologia fica localizado na área Sul do campus da Universidade. As correspondências deverão ser enviadas para Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 676. No caso das inscrições enviadas pelo Correio, será considerada a data de postagem. As cópias de documentos deverão ser autenticadas. Para inscrições efetuadas na secretaria do Programa, fica dispensada a autenticação, desde que os originais sejam apresentados para comprovação.

É necessário que os candidatos obtenham o aval do orientador pretendido antes de indicar o nome na ficha de inscrição. A efetiva atribuição de orientação ficará condicionada à aprovação do candidato no processo seletivo. Caso o número de alunos aprovados para um orientador for maior que o número de vagas disponíveis, as vagas serão distribuídas segundo a classificação dos candidatos para o respectivo orientador.

O edital completo, com toda a documentação exigida para a inscrição e seleção está disponível em www.ppgpsi.ufscar.br. Outras Informações pelo e-mail [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira