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14/08/2014 - 09:37

Marfrig Global Foods encerra 2T14 com receita líquida de R$ 5,1 bilhões

Entre abril e junho de 2014, a receita líquida cresceu 14,9% na comparação com o 2T13 devido ao forte desempenho das exportações a partir do Brasil e do bom crescimento nas vendas das unidades de negócio no exterior

São Paulo – A Marfrig Global Foods S.A. – Marfrig (BM&Fbovespa Novo Mercado: MRFG3 e ADR Nível 1: MRTTY), uma das maiores empresas globais de alimentos, anuncia receita líquida de R$ 5,1 bilhões no 2T14, crescimento de 14,9% na comparação com o 2T13 e Ebitda ajustado de R$ 398 milhões no 2T14, alta de 42,1% em relação ao 2T13, com margem de 7,8%.

Destaques:.Margens Ebitda estáveis e superiores a 7,0% em todas as unidades de negócio, pelo terceiro trimestre consecutivo, apesar do ambiente mais desafiador no mercado brasileiro;

. Manutenção da maioria dos indicadores patrimoniais, com fortalecimento da posição de caixa para mais de R$ 2,6 bilhões ao final do período;

. Redução do custo médio do endividamento em 90 pbs, passando de 7,9% a.a. no 1T14 para 7,0% a.a. no 2T14, com economia anualizada prevista de aproximadamente R$ 60 milhões.

“Encerramos o primeiro trimestre já muito próximos do nosso guidance para 2014 em quase todos os indicadores, um passo importante na consolidação do nosso desempenho operacional alinhado à estratégia Focar Para Ganhar – que contempla crescimento orgânico, expansão de margem e geração de caixa”, destaca Sérgio Rial, diretor-presidente da Marfrig Global Foods.

1) Para a receita em 2014, considerou-se uma taxa de câmbio de R$/US$=2,40 para o Dólar e de R$/?=3,80 para a Libra Esterlina. (2) Fluxo de caixa operacional após investimentos, variações do capital de giro, despesas com juros e imposto de renda.

Resultado financeiro-O resultado financeiro excluindo os efeitos cambiais foi de R$ 316,4 milhões negativos no 2T14, em comparação com R$ 356,8 milhões negativos no 1T14.

Em linha com a estratégia Focar Para Ganhar, no 2T14, as despesas financeiras diminuíram em R$ 26 milhões em relação ao trimestre anterior, resultado da realização de diversas operações de “liability management” (gerenciamento do perfil e custo do endividamento), dentre as quais, destacam-se: .Emissão de Bonds por meio da subsidiária Moy Park, no valor de £ 200 milhões, com vencimento em 2021, a uma taxa de juros de 6,25% a.a.;

. Emissão de Bonds pela Holding B.V., no valor de US$ 850 milhões, com vencimento em 2019, à menor taxa de juros emitida em sua história recente - 6,875% a.a.;

. Recompra de US$ 445 milhões (74%) dos Bonds com vencimento em 2017 (taxa de juros de 9,875% a.a.) e US$ 349 milhões (87%) dos Bonds com vencimento em 2021 (taxa de juros de 11,25% a.a.);

. Redução do custo médio da dívida em 90 pbs, passando de 7,9% a.a. no 1T14 para 7,0% a.a. no 2T14, com economia anualizada prevista de cerca de R$ 60 milhões.

Fluxo de caixa -Fluxo de caixa livre negativo de R$ 29,7 milhões no 2T14, explicado principalmente pelo aumento de capex e pelo maior volume de exportações, e parcialmente compensado pela redução nas despesas financeiras com juros.

Posição de fluxo de caixa livre acumulada no ano de R$ 13,4 milhões negativos, próximo ao guidance fornecido ao mercado para o consolidado do ano (neutro a R$ 100 milhões positivo).

As despesas financeiras diminuíram em R$ 26 milhões no segundo trimestre, contribuindo para uma redução de 43% do prejuízo líquido com relação ao primeiro trimestre e em mais de 88% ante o 2T13, representando o melhor resultado da história recente da companhia.

Moy Park - No 2T14, a receita líquida registrada foi de R$ 1.338,2 milhões, crescimento de 18,2% sobre o 2T13 e de 1,3% na comparação com o 1T14, influenciada pelo crescimento de 27,6% na receita de venda de alimentos processados no mercado interno, com destaque para as categorias de pratos prontos de conveniência e de empanados de frango congelados, especialmente no Reino Unido e na Irlanda; pelo aumento de 14,5% na receita de carne in natura no mercado interno, compensando parcialmente a redução no volume de produtos de menor valor agregado; e pelo efeito positivo da variação cambial, com desvalorização de 18,0% no Real frente à Libra Esterlina.

O lucro bruto no 2T14 ficou em R$ 153,1 milhões (margem bruta de 11,4%), alta de 43,4% em relação aos R$ 106,8 milhões (margem bruta de 9,4%) registrados no 2T13, e de 5,5% ante os R$ 145,1 milhões (margem bruta de 11,0%) no 1T14. Sendo que os principais fatores que contribuíram para o aumento da margem em relação ao 2T13 foram: o crescimento da receita líquida, com melhoria do mix de vendas, resultados iniciais do investimento no Projeto Grantham, o qual tem possibilitado controle mais rigoroso e redução nos custos de produção e de mão de obra, e o arrefecimento nos custos de grãos e insumos para ração.

As Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas (DVGA) representaram 8,9% da receita líquida no 2T14, comparado a 7,8% no 2T13, e 8,4% no trimestre anterior, devido a um aumento nos gastos com fretes e despesas de exportação, acompanhando o crescimento de 10,6% no volume de vendas nas exportações, e investimentos comerciais em marketing, visando à aproximação com clientes estratégicos e ao crescimento contínuo do negócio.

Já o Ebitda ajustado foi de R$ 93,7 milhões no período (margem de 7,0%), crescimento de 41,4% sobre os R$ 66,3 milhões (margem de 5,9%) registrados no 2T13, acima da desvalorização de 18,0% do Real frente à Libra Esterlina no 2T14, seguindo a estratégia de crescimento orgânico com expansão de margens. O Ebitda ajustado do 2T14 ficou praticamente em linha com os R$ 94,9 milhões (margem de 7,2%) registrados no trimestre anterior.

Keystone -A receita líquida apurada no 2T14 foi de R$ 1.414,1 milhões, aumento de 10,0% contra os R$ 1.285,6 milhões registrados no 2T13 e de 1,7% na comparação com o 1T14.

No 2T14, o lucro bruto teve um incremento de 4,8% e ficou em R$ 81,0 milhões contra R$ 77,3 milhões no 2T13. Já a margem bruta foi menor no 2T14, e ficou em 5,7% ante 6,0% no 2T13.

Em relação ao 1T14, a margem bruta teve uma queda de 230 pbs devido ao aumento do custo com compra de carne de terceiros, seguido pelo aumento dos custos com ração e também o impacto da marcação a mercado de hedge de grãos.

As Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas (DVGA) foram de R$ 21,5 milhões no trimestre, uma redução de 54,4% se comparado ao 2T13. Como percentual da receita, as DVGA representaram 1,5% no 2T14, contra 3,7% e 3,0% no 2T13 e 1T14, respectivamente.

O menor percentual das DVGA em relação à receita no 2T14 é explicado pela revisão de provisões de plano de saúde e recebimento de seguros, associadas ao contínuo trabalho de redução e controle das despesas. Se não houvesse este efeito, as DVGA estariam em linha com o 1T14.

O Ebitda ajustado no 2T14 foi de R$ 100,3 milhões, contra R$ 68,0 milhões no 2T13, um aumento de 47,5%, com margem Ebitda ajustado de 7,1%, uma expansão de 180 pbs. Na comparação com o 1T14, o Ebitda ajustado diminuiu R$ 10,8 milhões (-9,7%), acompanhado de contração de 90 pbs da Margem Ebitda ajustado.

Marfrig Beef - A receita líquida apurada no 2T14 foi de R$ 2.365,3 milhões, alta de 16,1% na comparação com o 2T13. Em relação ao 1T14, houve aumento de 14,0%.

A realização da Copa do Mundo no Brasil contribuiu para o aumento da demanda de determinados cortes de carne, especialmente produtos para churrasco, o que se refletiu num aumento de 14,5% no volume de carne in natura contra o 1T14. Este efeito positivo não foi maior em função do elevado número de feriados decretados no trimestre, o que reduziu o número de dias úteis para menos de 56 em média, contra aproximadamente 63 dias úteis no 2T13.

As exportações consolidadas da Marfrig Beef representaram 45,1% das vendas do segmento de negócios no 2T14, contra 38,4% no 2T13.

O lucro bruto apurado no 2T14 foi de R$ 390,8 milhões (margem de 16,5%), aumento de 26,7% em comparação com o 2T13. O aumento na margem bruta é explicado por menores custos de mão de obra e de produção e pela contínua melhora na operação do Uruguai, que compensaram parcialmente o aumento dos custos de matéria-prima (gado) no Brasil.

Em comparação com o 1T14, a rentabilidade bruta continuou a ser afetada pela pressão dos preços do boi gordo. O preço médio da arroba continuou a subir no trimestre, registrando evolução de 3,4% em relação ao 1T14.

As Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas (DVGA) apuradas no 2T14 representaram 9,7% da receita contra 9,6% no 2T13 com um acréscimo de 10 p.b., explicado pelo aumento do grupo das despesas comerciais tendo como principal fator o incremento das despesas de marketing, parcialmente compensado pela redução nos gastos administrativos.

O Ebitda ajustado foi de R$ 203,5 milhões, apresentando um aumento de 39,9% contra R$ 145,5 milhões no 2T13. A margem cresceu 150 pbs para 8,6% ante os 7,1% registrados no 2T13.

Perfil - A Marfrig Global Foods é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes de aves, bovina, suína, ovina e de peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 16 países. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em 110 países. [www.marfrig.com.br].

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