Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2008 - 10:20

ABIMO cria Conselho Científico para aproximação das universidades com a indústria

São Paulo – Tomou posse na sede da ABIMO, o Conselho Científico criado para promover a aproximação das universidades com a indústria de equipamentos para a saúde. O presidente da ABIMO, Franco Pallamolla, oficializou o Conselho composto pelos professores Antonio de Souza Teixeira Jr, da Universidade do Vale do Paraíba; José Carlos Teixeira de Barros, do Laboratório da Escola Politécnica da USP; e pelo pesquisador Lester do Amaral Jr, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De acordo com Pallamolla, “a inovação é um pilar estratégico para o desenvolvimento da indústria e a criação deste comitê de alto nível não apenas oficializa a relação entre instituições de pesquisa e a indústria, mas certamente será uma alavanca para acelerar projetos de pesquisa aplicada”.

O coordenador do Conselho, Teixeira Jr, destacou que em 2008 estarão disponíveis no Brasil recursos sem precedentes, da ordem de R$ 41 bilhões, para o desenvolvimento científico e tecnológico e que a iniciativa da ABIMO “é um alento na difícil aproximação da indústria com as universidades. Estou encantado com a idéia e entusiasmado por este trabalho conjunto”.

Lester do Amaral, que será responsável dentro do comitê pelo acompanhamento das rotas tecnológicas internacionais, afirmou que na questão da inovação “o Brasil não pode mais voltar atrás, é preciso que mude o macro ambiente, estabelecendo uma nova dinâmica. Na Coréia, por exemplo, 80% da pesquisa e desenvolvimento científico é realizado pela indústria e apenas 20% na academia”. De acordo com o pesquisador do INPE, o setor de equipamentos para a saúde “tem um dinamismo que se destaca entre outros e dá, com a iniciativa da criação do comitê, um grande exemplo à sociedade brasileira”.

O professor da Poli José Carlos de Teixeira de Barros será responsável no comitê da ABIMO pelo acompanhamento das normas internacionais. Segundo ele, a criação do Comitê Científico “é um passo importante para vencer um problema cultural: disseminar a pesquisa aplicada”.

A ABIMO, em conjunto com o SINAEMO – Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo, representa um segmento industrial em franca evolução, com 303 empresas filiadas, 80% delas compostas por capital nacional. As associadas respondem por 80% do faturamento total do setor. É uma indústria que possui capacidade para suprir de 90 a 95% das necessidades de equipamentos e materiais de consumo de um hospital geral, nos padrões atuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira