Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2014 - 09:38

Profarma atinge receita bruta consolidada atinge R$ 1,0 bilhão no 2T14

A associação com a distribuidora americana AmerisourceBergen resulta em capitalização de R$ 248,0 milhões para a Companhia.

A Profarma divulgou no dia 14 de agosto(quinta-feira), os resultados referentes ao segundo trimestre de 2014. No segundo trimestre de 2014, a receita bruta consolidada alcançou R$ 1,0 bilhão, praticamente em linha com o com o trimestre anterior e 3,3% acima do registrado no segundo trimestre de 2013. A margem Ebitda consolidada da Profarma permaneceu estável em torno de 2,3%, mesmo em um cenário desafiador como foi o 2T14, que contou com redução de 6% no número de dias úteis e aumento médio dos medicamentos 1.0 p.p. menor do que o verificado em 31 de março de 2013.

Ao final de junho, a Companhia concluiu o processo de aumento de capital e a associação estratégica com a AmerisourceBergen que passou a fazer parte do Capital Social da Profarma com participação de 19,9%. O aumento de capital proporcionou o ingresso de R$ 248,0 milhões. Tais recursos possibilitarão novas ações na estratégia de crescimento, além de melhorar a estrutura de capital, e, com potencial de economia de cerca de R$ 31,0 milhões/ano em despesas financeiras.

Para Max Fischer, CFO e Diretor de RI, o 2T14 marca o início de uma nova fase para a Companhia. “Após a conclusão da associação estratégica com a AmerisourceBergen reforçamos nosso posicionamento no mercado farmacêutico no País, mais diversificado, passando a participar em segmentos de maior potencialidade de crescimento e maiores taxas de retorno – Especialidades e Varejo. Também adequamos nossa estrutura de capital, com o ingresso de R$ 248,0 milhões, o que nos permitirá concentrar esforços em nossa estratégia de crescimento.”, afirma Max.

Na divisão Distribuição Farma – segmento original de atuação e que permanece sendo o principal negócio da Companhia –, o destaque foi a redução nas despesas operacionais cuja participação na receita líquida passou de 8,6% no 2T13 para 8,3% no 2T14, mesmo com a redução de 3,0% na receita no período. As vendas para clientes médios e independentes cresceram 3,3% em relação ao 2T13, mesmo em um trimestre que contou com redução no número de dias úteis. No mesmo período de comparação, a Profarma obteve redução de 3,4 dias no ciclo de caixa.

A divisão Especialidades apresentou aumento de 15,1% nas vendas no varejo e de 20,0% na categoria oncológicos na comparação com o 2T13, totalizando receita bruta de R$ 148,4 milhões 2T14. Com a conclusão da associação estratégica com a AmerisoucerBergen, esta divisão recebeu o aporte de R$ 40,0 milhões.

Já na divisão varejo, no 2T14 registrou-se crescimento de vendas de 7,2% na Drogasmil / Farmalife, com aumento nas vendas mesmas lojas (SSS) e venda média loja/mês de 18,6% e 37,6%, respectivamente, na comparação com o 2T13. No mesmo período de comparação, na rede Tamoio houve evolução de 13,5% nas vendas com aumento de 10,9% nas vendas nas mesmas lojas. A divisão ainda contou com melhoria de 35,2% no Ebitda da Drogasmil/Farmalife e de 11,5% da Tamoio, ante o trimestre anterior.

Perfil - A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 52 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil/Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do País. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 33 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 10ª maior rede do Brasil com 140 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representa 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. [www.profarma.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira