Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2014 - 10:08

Empresas investem na qualificação profissional

Com dificuldades na busca de profissionais qualificados, empresas criam soluções internas para preparação de funcionários.

Para a empresa se tornar preparada para os desafios do cenário atual e também futuros, é preciso investir no capital humano, pois é ele o catalisador de novas idéias, novos produtos. Para que a organização seja inovadora e competitiva é inevitável o desenvolvimento da competência dos profissionais.

O sucesso das empresas depende da junção de diversos fatores, e um dos mais importantes é a competência dos profissionais. Profissionais qualificados, muitas vezes com competências especificas são os mais procurados pelas grandes organizações. Porém, segundos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ainda existe um grande déficit entre a oferta e o profissional qualificado. Diante dessas dificuldades, as empresas estão criando soluções internas para a qualificação educacional dos profissionais.

É necessário um esforço conjunto entre o ambiente educacional, e a empresa. Criar incentivos para que os profissionais estudem, já estão nas pautas das grandes organizações. Mas o que fazer quando somente o ambiente educacional não é o suficiente? Quando a formação do profissional requer conhecimentos específicos? A solução que muitas empresas encontram para ter essa mão de obra especifica e garantir a produtividade, foi à criação de cursos na própria organização.

Exemplo dessa iniciativa esta a General Motors, que diante dessas dificuldades criou a primeira universidade corporativa, que já atua nos Estados Unidos, Europa e hoje já forma profissionais também do Brasil.

Inspirados nesses exemplos, empresários brasileiros já aderiram a essas iniciativas, criando cursos próprios. É o caso do Grupo Afixcode Após muita procura de cursos específicos para área de controle patrimonial para nossos profissionais, “decidimos criar cursos próprios para qualificação e atualização do nosso capital humano” diz Orlando Oda, presidente do grupo. Segundo ele, a iniciativa deu tão certo, que em pouco tempo a procura externa começou, e hoje os cursos estão sempre cheios . “Hoje temos alunos de diversas organizações e estados”. O que começou com um curso de aprimoramento, hoje já conta com diferentes cursos ainda mais específicos, como cursos de alterações de procedimentos e leis.

As empresas ganham por terem colaboradores altamente qualificados, aumentam a retenção, produtividade, competitividade e o comprometimento. Por outro a empresa também ganha visibilidade de novos profissionais que acreditam e desejam trabalhar em empresas com essa visão empresarial. “Todos aprendem, é uma troca de experiência incrível e uma ampla oportunidade de crescimento” conclui Orlando Oda. | Jesiane Queiroz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira