Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2014 - 10:08

Mito ou verdade: Ano eleitoral e ano de Copa do Mundo atrapalham a produtividade das empresas?


Ao contrário dos últimos três anos, o primeiro semestre de 2014 começou mais instável. Será influência da Copa? Será influência de ano eleitoral? Ou será uma certa descrença dos empresários e dos consumidores em relação ao atual governo? Na prática, para a minha agência, o mercado realmente não está “quente” como nos últimos anos. Existe sim uma certa instabilidade pairando no segmento no qual atuamos, o que não representa necessariamente uma grande crise.

Nos primeiros meses de 2014 começamos muito bem, devido às demandas que já vinham de 2013, somadas a alguns projetos novos conquistados logo no começo do ano. Nos meses seguintes, entramos em um tipo de montanha russa, mas como o velho ditado diz, “a roda tem que girar”!

Não deixamos de investir em infraestrutura, cursos de especialização para a equipe e treinamento motivacional. Os sócios que administram a agência comigo, seguem com os planos e metas traçados para 2014. Em períodos de altos e baixos, o microempresário nunca pode se render. Há sempre muitas variáveis para serem aperfeiçoadas e melhoradas e precisamos estar atento a todas elas.

Conquistamos nesse período, uma equipe muito mais coesa, oferecemos mais incentivos intelectuais, tanto para os administradores quanto para a equipe e temos aperfeiçoado o modelo de gestão de produção, por intermédio de tais cursos e treinamentos.

Nesse ínterim, parcerias comerciais têm ajudado a manter o “fermento no bolo”. São aproximadamente 14 anos administrando a empresa, dentre outros negócios, e afirmo que mesmo diante da evidente insatisfação da sociedade perante o cenário econômico e político nacionais, estamos longe de uma crise como foi entre 2008 e 2009.

Com a inclusão de novos profissionais, podemos especializar ainda mais nossos serviços, algo que ocorreu no primeiro semestre. O trabalho de gestão de mídias sociais, por exemplo, tem atendido cada vez mais as necessidades do mercado, que exige interação entre empresa e consumidor, além de passar a imagem da organização ao público alvo, gerando lembrança de marca. Outros recursos de web marketing tais como web design, SEO e AdWords se consolidam, inseridos em estratégias como ferramentas importantes para a geração de novos negócios aos nossos clientes.

No mês de maio tivemos um “boom” de fechamento de muitos projetos. Ganhamos clientes que vão de micro a medias empresas, que estão antenadas em suas necessidades de comunicar mesmo em anos como esse, que são relativamente instáveis.

Para os próximos seis meses o objetivo é progredir a força comercial da minha empresa, delegando mais autonomia de gestão para um dos sócios e mais capacidade de venda para o outro e, consequentemente, fortalecer a equipe de produção com novos profissionais.

Diante da situação atual do mercado e de tudo que ocorreu até aqui, fica a lição: em anos que sentimos os efeitos da montanha russa, resiliência faz muito mais sentido.

. Por: Flávio Yukio Motonaga, sócio diretor da líbero+, agência especializada em web marketing, criação de sites, SEO e redes sociais. Flávio também dá dicas sobre empreendedorismo em seu blog: Minha Microempresa [www.minhamicroempresa.com] (MME).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira