Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2008 - 10:38

Camila é destaque alagoano na adequação à Instrução Normativa 51

Publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o intuito de estabelecer novos regulamentos técnicos para a produção, identidade e qualidade dos diferentes tipos de leite no País, a Instrução Normativa 51/2002 (IN-51), encerrou, no último mês de dezembro, o período disponibilizado para os produtores de leite se adequarem à lei. A partir desse mês de janeiro, os produtores de leite que estiverem descumprindo a Normativa poderão ser autuados.

De acordo com Celso Valter Costa Barros, fiscal agropecuário federal, o estado de Alagoas está bastante avançado, se comparado a outros estados do Nordeste. “Das sete empresas que estão adequadas ao Serviço de Inspeção Federal aqui em Alagoas, todas estão atendendo as regras da Normativa 51, dentre elas a Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro Ltda (Camila)”, destacou. Celso disse ainda que o estágio atingido por Alagoas deve-se, principalmente, ao trabalho constante de fiscalização do Ministério da Agricultura. “Nesse contexto a Camila se destaca pelos avanços obtidos pela Cooperativa”, complementou.

Parâmetros oficiais - A Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL) é a responsável pela realização das análises oficiais no atendimento às exigências da IN-51. Os principais parâmetros estabelecidos pela IN-51 são a contagem de células somáticas, que avalia o estado sanitário das glândulas mamárias da vaca, e a contagem bacteriana total (CBT) que analisa, dentre outros fatores, a conservação e o transporte do produto. Tanto para a contagem de células somáticas, como para a CBT, a norma é até 1 milhão de células ou bactérias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira