Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2014 - 07:30

GE lança locomotiva para ferrovias de bitola métrica


De olho nas necessidades do mercado nacional, a GE lança a locomotiva Evolution ES43BBi. A máquina será produzida no Brasil e atenderá a demanda de clientes que buscam uma locomotiva de alta performance, desenvolvida especificamente para atender as características das ferrovias de bitola métrica do país. Atualmente não existe no mercado uma locomotiva para bitola métrica com oito eixos, tecnologia de corrente alternada (AC) e dimensões adequadas para atender condições restritas que são características das ferrovias brasileiras.Até o momento o mercado era atendido por locomotivas com motores de tração de corrente contínua (DC), como a D9-40 BBW da companhia.

A locomotiva de oito eixos para ferrovias de bitola métrica possibilita uma grande redução de custo operacional, visto que possui além de motores de tração com a tecnologia AC, um motor diesel de maior eficiência energética, que necessita de menor custo de manutenção. Alem disto, possibilita uma grande redução de investimento na frota, já que duas ES43BBi podem substituir de três a cinco máquinas com seis eixos.

Atualmente, o Brasil tem uma extensão de 23 mil quilômetros em ferrovias de bitola métrica, o que representa praticamente 80% da malha ferroviária do País. “A nova locomotiva suprirá uma importante demanda do mercado nacional de transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, de 1970 e 1980. A ES43BBi da GE irá operar com uma maior eficiência, emitindo até 80% a menos de poluentes”, afirma Marc Flammia, diretor de Tecnologia da GE Transportation.

A máquina ainda possibilita a significativa redução no consumo de combustível em relação às máquinas que hoje estão em circulação e aumenta em mais de 100% a capacidade de carga. O controle de tração de eixo individual possibilita ainda melhor capacidade de aderência e maior confiabilidade no despacho de trens.

A nova locomotiva utilizará o motor a tração para bitola métrica, anunciado pela GE em outubro, que proporciona até o dobro da capacidade de tração, utilizando de melhor forma o espaço disponível na bitola estreita em relação aos motores de correntes contínua. O modelo terá índice de nacionalização superior a 60% para atender as normas de financiamento do BNDES.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira