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16/08/2014 - 07:40

Banco do Brasil lança Ourocard-e, cartão virtual para compras em sites de comércio eletrônico

Compras virtuais já representam 13% do uso dos cartões de crédito do BB e a nova solução chega para ampliar ainda mais esse tipo de negócio, além de unir conveniência e segurança nas compras feitas pela internet.

O Banco do Brasil lança o primeiro cartão multibandeira, multifunções e totalmente customizado para o ambiente de comércio eletrônico. O Ourocard-e é um cartão “espelho” do cartão principal do cliente, gerado de forma virtual e instantânea, proporcionando benefícios adicionais diretos para os portadores de cartões Ourocard. Atualmente, para comprar na Internet ou por telefone com o cartão de crédito, o cliente precisa informar dados de segurança do seu cartão físico, como número, data de validade e código de segurança do mesmo cartão principal que o cliente utiliza no seu dia-a-dia. Com o Ourocard-e tudo isso muda.

O cliente poderá criar virtualmente cartões de crédito totalmente customizados conforme as suas necessidades e características desejadas, tais como uma data de validade e a alocação de um limite de crédito destinado exclusivamente para essas compras em sites ou centrais de atendimento telefônico. O Ourocard-e ainda permite que o cliente estabeleça quantidade máxima de transações por cartão, definição de um valor teto para cada transação e a possibilidade de uso também no exterior. Nas compras em e-commerce ou por telefone (de passagens aéreas, livros ou CDs, por exemplo) o cliente informará apenas os dados do cartão virtual e todo o controle ficará por conta do Banco.

Além da conveniência e segurança, outro fator que agrega valor ao serviço é o de possibilitar ao cliente o controle de suas compras por tipo de estabelecimento, podendo ser gerados quantos cartões virtuais desejar e com qualquer codinome ou apelido que facilite esse controle. Por exemplo: cartão “Livros”, para compras em livrarias; “Passagens aéreas”, para compras em empresas de transporte aéreo; dentre outras possibilidades. Por ser um cartão “espelho*” do cartão principal do cliente, as compras realizadas pela nova ferramenta continuarão sendo lançadas na fatura do cartão de crédito principal, na mesma data de vencimento que o cliente já está acostumado, além de contar com os mesmos benefícios e pontuação do programa Ponto pra Você.

“O Banco do Brasil é um dos primeiros grandes bancos no mundo a desenvolver tecnologia própria de cartões virtuais de uma forma tão completa. Solução esta que levará mais inovação, comodidade e segurança aos nossos clientes”, afirma o Vice Presidente de Tecnologia do BB, Geraldo Dezena. O executivo afirma ainda que “Nos últimos anos, o BB tem dedicado atenção especial no desenvolvimento de soluções inovadoras para incentivar que seus produtos e serviços também migrem para o ambiente virtual. Essa estratégia sempre tem como premissas principais o incremento nos negócios e a melhoria da experiência dos nossos clientes”.

Para Raul Moreira, Diretor de Cartões da Instituição, “a plataforma Ourocard Ecommerce será mais uma novidade e um diferencial do BB junto a um segmento de negócios que cresce a taxas médias de 30% ao ano, como é o caso do comércio eletrônico. Essas compras também já representam 13% do volume total movimentado pelos clientes do Banco em suas compras com cartões de crédito – volume que aumenta sistematicamente, ano após ano”. “A virtualização dos cartões será uma tendência natural frente a todo o processo de evolução da tecnologia e o cartão virtual Ourocard-e é mais uma das nossas ações que fortalece uma filosofia em nossa estratégia de posicionamento que é o "CartãoPraTudo”. Uma nova maneira de vermos e pensarmos o cartão do futuro", complementa Raul Moreira.

Cartões de débito também poderão ser utilizados no comércio eletrônico. Além da evolução na forma de utilização dos cartões de crédito, o Banco do Brasil encontra-se pronto para disponibilizar aos seus clientes as alternativas para que as compras no e-commerce também possam ser realizadas por meio de cartões de débito. Essa é mais uma das novidades das soluções disponíveis na nova plataforma do BB, que proporciona aos clientes a possibilidade de autenticação diretamente na solução de autoatendimento BB pela Internet no momento da compra em sites ecommerce via cartões de débito.

O BB também é um dos primeiros bancos, no mundo, a estar totalmente integrado às ferramentas implantadas em conjunto com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Referidas soluções funcionam de forma muito simples, bastando o estabelecimento comercial adotar a nova tecnologia e o cliente optar pelas marcas de aceitação (Verified By Visa, Secure Code Mastercard ou Pagamento Seguro Elo) Quando utilizadas essas ferramentas, o site de e-commerce não solicitará mais as informações dos cartões do cliente e o redirecionará a operação para confirmação dentro do ambiente do Autoatendimento BB pela Internet, com toda a praticidade e segurança que o cliente já conhece e a mesma senha que ele utiliza para movimentação de sua conta corrente permitindo, assim, que o mesmo possa realizar compras nos sites utilizando-se apenas a função de débito do seu cartão.

No entanto, essas soluções dependem ainda de adaptações tecnológicas junto aos sites de comércio eletrônico e o Banco acredita que em pouco tempo será possível substituir gradativamente o boleto bancário por operações inteiramente online, mais convenientes e seguras para os usuários de cartões.

Todas as informações estarão disponíveis na nova área do Portal BB denominada de Ourocard E-commerce, onde o cliente poderá também consultar dicas especiais de segurança e vantagens especiais para compras via Internet.

Em paralelo, conforme já anunciado anteriormente, o BB também estará implantando ainda em 2014 mais uma opção de compra segura na Internet para uso por parte dos seus clientes. É a Stelo. Que passará a ofertar, também por meio da plataforma Ourocard E-commerce, uma solução completa de carteira eletrônica. A Stelo, por ser uma nova empresa da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), aguarda ainda aprovação dos reguladores para entrar em operação. Com a nova estratégia de atuação no comércio virtual, Banco do Brasil tem como foco principal um mercado estimado em R$ 70 bilhões para 2014 e de R$ 270 bilhões em 2019.

Com base no ritmo de crescimento do uso dos cartões Ourocard em compras virtuais feitas por clientes pessoas físicas e jurídicas, o BB estima que o mercado de comércio eletrônico no varejo deverá fechar o ano de 2014 com um volume aproximado entre R$ 65 a R$ 70 bilhões. Assim, as soluções de meios de pagamento na internet do Banco do Brasil pretendem atender a um mercado que já cresceu fortemente nos últimos anos e que deverá ultrapassar o patamar de R$ 190 bilhões em 2019. O BB almeja alcançar pelo menos 30% de participação nesse mercado.

A solicitação do Ourocard-e poderá ser feita pelos clientes do Banco de forma totalmente online, a partir do AutoAtendimento BB pela Internet ou Celular e de uma maneira muito simples e rápida.

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