Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2008 - 09:43

Jornalismo Freelance

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, muitos jornalistas vêem-se obrigados a trabalhar sem vínculo empregatício. No livro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Ele aborda questões práticas – ensinando o caminho das pedras para quem deseja abrir uma empresa –, fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

A terceirização é uma tendência e uma realidade na economia mundial. Apesar da velocidade predatória com que foi aplicada no Brasil, existem oportunidades de negócios no meio da tempestade de ameaças de precarização. O jornalismo está passando por esse fenômeno. Depois de enfrentar as mudanças tecnológicas com a informatização das redações, no final dos anos 1980, e a crise recente das empresas de mídia, os postos de trabalho em veículos de comunicação ficaram ainda mais enxutos com a transformação de boa parte dos empregados em prestadores de serviços. Em Jornalismo Freelance – Empreendedorismo na comunicação (128pp. R$ 27,10), lançamento da Summus Editorial, João Marcos Rainho trata da fase de transição entre o modelo neoliberal que está por trás da terceirização e um novo sistema – que pode ser favorável ao jornalista empreendedor e talentoso. O autor mostra que o trabalho por conta própria tem suas peculiaridades, e quem se aventura nesse mundo deve estar capacitado para enfrentar desafios. A obra estará disponível nas livrarias a partir da primeira quinzena de fevereiro.

Rainho utiliza o conceito de empreendedorismo e fala de temas imprescindíveis para quem quer atuar como freelance – seja recém-formado ou profissional experiente. Entre os assuntos abordados estão: os aspectos legais ligados à prestação de serviços; a necessidade (ou não) de ter um escritório; os desafios de trabalhar em casa; a importância do planejamento estratégico; a melhor maneira de vender o próprio trabalho; o gerenciamento como fator fundamental para o microempresário de comunicação; o marketing de serviços; o papel da ética na condução do trabalho.

O autor - João Marcos Rainho tem 25 anos de profissão e desde 1992 trabalha como prestador de serviços, quando criou a Agência Publisher de Notícias (www.agenciapublisher.com) – que está se transformando numa rede internacional de jornalistas freelance. Foi um dos pioneiros na criação de boletins online segmentados na era pré-internet. Ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (1997/2000), defende o reconhecimento do jornalista como profissional liberal, o cooperativismo e associativismo empreendedor. Ministrou cursos de jornalismo freelance (presencial e a distância) para o portal Comunique-se. Além de ter colaborado com jornais e revistas em todo o Brasil, atua em consultoria para empresas, governos e ONGs, tendo criado metodologias exclusivas em comunicação para a qualidade e em projetos de gestão pública. É coautor do livro Marketing educacional em ação (Artmed, 2005).

Jornalismo Freelance – Empreendedorismo na comunicação, da Editora Summus Editorial, com 128 páginas, ISBN: 853230466 – 7, por R$ 27,10. Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 | Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira