Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2008 - 10:12

Infra-estrutura de pesquisa da UFSCar recebe recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para os campi de Araras e Sorocaba

São mais de R$ 1 milhão que serão investidos na construção de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão.

No último mês de dezembro, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) aprovou um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que prevê recursos para a infra-estrutura física de pesquisa para os campi de Araras e Sorocaba. O edital da Finep seleciona propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infra-estrutura física de pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino Superior e/ou Pesquisa.

O projeto enviado pela UFSCar propõe a construção de laboratórios destinados às atividades de pesquisa a serem realizadas por alunos e docentes. Em Araras, serão construídos dois núcleos com três laboratórios para as áreas de Biotecnologia (Microbiologia e Genética e Genômica) e Ecotoxicologia e Química Ambiental. A dimensão total da obra é de 678,35 metros quadrados. Em Sorocaba, a construção terá 610 metros quadrados e abrigará laboratórios comuns para as áreas de Ecologia, Biologia, Ciências de Materiais, Química e Física.

Araras - Norberto Lavorenti, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, em Araras, afirma que, atualmente, o campus já possui laboratórios onde são desenvolvidas atividades de pesquisas nas áreas propostas, mas que a demanda por um espaço maior vem crescendo e tornou-se fundamental preparar um projeto que viabilize a expansão dos laboratórios. Com os novos espaços pretende-se melhorar as condições de pesquisa nas áreas; oferecer suporte para os cursos de pós-graduação e para a formação de profissionais; e abrir vagas de estágio para os alunos da graduação.

Além disso, os laboratórios também serão importantes para desenvolver projetos de extensão que fomentam a relação entre a Universidade e a comunidade de Araras. Pesquisas que abordam a qualidade da água e o tratamento de resíduos no solo poderão ser desenvolvidas nos novos laboratórios em prol da comunidade.

Sorocaba - Os novos laboratórios vão oferecer um espaço adequado aos pesquisadores para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, e aos alunos de graduação para a realização dos trabalhos de Iniciação Científica. Antonio Carvalho, professor do campus Sorocaba da UFSCar, participou da elaboração do projeto e afirma que a criação desses espaços viabiliza a implantação dos cursos de pós-graduação, prevista para 2009 e 2010.

Atualmente, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por docentes e alunos do campus de Sorocaba são praticados em laboratórios de outra Universidade local, a Uniso, e também em São Carlos. A primeira parcela da verba, com 50% do total, chega à Universidade nas próximas semanas. A construção será inciada até o final do primeiro semestre deste ano e deve ser concluída até 2010, como rege o convênio firmado com a financiadora.

A Finep garante os recursos, no total de R$ 1.327 milhão, para a infra-estrutura física das novas edificações. Em Araras, a compra dos equipamentos será feita com verbas que serão propostas à outras instituições finaciadoras, em editais exclusivos para essas necessidades. No campus Sorocaba, parte dos equipamentos já está sendo utilizada pelos pesquisadores e o restante será adquirido com recursos já aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira