Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2014 - 07:49

Oficina Raquel lança na 23ª Bienal de Literatura


‘Da Vida de Um Imprestável’, de Joseph Von Eichendorff.

Livro do importante escritor alemão é editado pela primeira vez no Brasil. O lançamento será no dia 27 de agosto, às 17 horas. A mesa-redonda ‘Traduzir Eichendorff, pensar o Romantismo alemão’ reunirá Fernando Miranda, Nathaschka Martiniuk e Raquel Menezes, no Estande Conjunto Alemanha e Suíça, da Bienal de Literatura, em São Paulo

Quase duzentos anos após a publicação do original, a Oficina Raquel edita pela primeira vez no Brasil o clássico do romantismo alemão Da vida de um imprestável (Aus dem Leben eines Taugenichts), de Joseph Freiherr von Eichendorff. O autor é um dos mais importantes escritores desse movimento que surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa e suas obras desfrutam de grande popularidade ainda hoje na Alemanha.

Da vida de um imprestável é uma novela sobre um desocupado rapaz lançado ao mundo pelo pai. A tradução é de Fernando Miranda e contou com o apoio do Goethe-Institut. O livro será lançado na 23ª Bienal de Literatura, em São Paulo, no dia 27 de agosto, com a mesa-redonda ‘Traduzir Eichendorff, pensar o Romantismo alemão’, que reunirá o tradutor Fernando Miranda, a pesquisadora da obra de Eichendorff Nathaschka Martiniuk e a editora Raquel Menezes.

Acompanhado do seu violino, a personagem Taugenichts vive inúmeras experiências, conhece novos lugares e pessoas. No início do livro ele é um imprestável (Taugenichts). Após sair do vilarejo onde vivia, vira jardineiro e depois coletor de impostos. Volta a ser um errante e passa por inúmeras peripécias. Acaba por se tornar um nobre (ou pelo menos é tratado e se sente como tal). Volta a ser um andarilho, vive outras aventuras, até que por fim reencontra sua amada.

O texto é entrecortado por poemas. Para o filósofo Theodor Adorno Joseph von Eichendorff foi um escritor em transição para a poesia moderna. Autor de uma vasta obra poética, com cerca de 500 poemas, Eichendorff é considerado um poeta lírico.

Grandes compositores serviram-se da sonoridade de seus versos, como Robert Schumann que compôs o Liederkreis Opus 39, no qual musicalizou 12 poemas de Eichendorff; e Richard Strauss que compôs Vier letzte Lieder, onde a quarta “canção” é uma composição para o poema Im Abendrot (No crepúsculo), de Joseph von Eichendorff.

“Mais do que uma mera característica de seus versos, a poética lírica de Joseph von Eichendorff tem como tarefa acordar a música de todos os objetos. Um convite à meditação, à dissolução, ao prenúncio do mistério” explica Nathaschka Martiniuk, autora do posfácio do livro e pesquisadora da poesia de Eichendorff.

As novelas do escritor alemão são consideradas tão valiosas quanto sua poesia, com personagens que não se deixam absorver pela sociedade burguesa da época — voltada ao trabalho e aos objetivos práticos. Como conservador aristocrático e antipático à burguesia, Eichendorff era um romântico que simpatizava com os ‘inimigos’ da classe dominante de sua época: os errantes e os apátridas.

Durante toda a narrativa a personagem Taugenichts mantém uma característica: a valorização da liberdade e o ócio dedicado à contemplação. Como ele mesmo se descreve, “um pássaro que foge de toda e qualquer gaiola o mais rápido possível e que se põe a cantar alegremente logo que se vê livre novamente”.

Da Vida de Um Imprestável, de Joseph Freiherr von Eichendorff| Tradução Fernando Miranda| Editora Oficina Raquel| Ficção| 116 páginas | R$ 25,00. Lançamento no dia 27 de agosto de 2014 (quarta-feira), às 17 horas. Com a mesa-redonda ‘Traduzir Eichendorff, pensar o Romantismo alemão’.Palestrantes: Fernando Miranda, Nathaschka Martiniuk e Raquel Menezes.

23ª Bienal Literatura |Estande Conjunto Alemanha e Suíça| Estande L300| Português. Entrada franca. Inscrição antecipada – (11) 3296-7051.

Perfil - A Oficina Raquel edita textos de elevada qualidade. O catálogo da editora reúne obras dos segmentos poesia, conto, crônica, romance, dramaturgia, ensaio acadêmico e infantil. A literatura portuguesa é uma das grandes apostas da editora, em autores consagrados e novos já reconhecidos em Portugal. A Oficina Raquel está investindo ainda na publicação de obras de escritores clássicos que ainda são desconhecidas do público brasileiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira