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21/08/2014 - 08:19

GE Aviation busca aprovação da EASA para adotar diesel em motores turboélice


A GE Aviation apresentou pedido à EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) para utilizar o diesel S-10 na família de motores turboélice H Series, utilizada em aeronaves dos mercados agrícola, de negócios e utilities. A aprovação ajudaria os operadores brasileiros desse modelo de turbina a reduzir os custos de combustível em até 25%.

O motor H Series consome, em média, 648 mil litros de combustível antes de sua primeira revisão, programada com 3.600 horas acumuladas de voo. Com o diesel S-10, operadores poderiam economizar mais de R$ 500 mil (US$ 225 mil) em custos de combustível entre uma revisão e outra.

“A GE está empenhada em oferecer aos nossos clientes motores turboélice inovadores, potentes, altamente resistentes e com baixo consumo de combustível”, disse Brad Mottier, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Integrados da GE Aviation. “Com o diesel, nós poderemos ajudar os nossos clientes a diminuir significativamente os custos de combustível, mantendo a mesma confiabilidade e durabilidade demonstradas com os serviços de manutenção.” O executivo acrescenta que “por muito tempo, o segmento de aviação não passou por muitas inovações técnicas” e que “a GE está empenhada em mudar esse cenário”.

A família de turboélices H Series – que inclui os motores H75, H80 e H85 – combina design 3D aerodinâmico e materiais avançados para criar um motor potente, com baixo consumo de combustível e alta durabilidade, sem a necessidade de inspeções recorrentes do bocal de combustível e da região conhecida como hot section (câmaras de combustão e adjacências). A GE também está desenvolvendo para a mesma série de motores um controle eletrônico integrado do motor EEC, visando aumentar a precisão da alavanca e integrar ao sistema a capacidade de auto iniciar, para auxiliar no trabalho do piloto.

O motor H Series está presente em nove modelos de aeronaves, incluindo o Thrush 510G, Nextant Aerospace G90XT e Aircraft Industries L410. A família de motores oferece a opção única ou dupla de regulação das hélices, oferecendo maior flexibilidade aos clientes.

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