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21/08/2014 - 08:28

O que seus amigos e sua família podem fazer por você?


Para que você alcance “aquela meta” que te persegue.

Sabe aquela meta que você tem há anos, que não desiste de tentar, mas não conseguiu até hoje? E aquela promessa que fez a si mesmo e que é um segredinho seu com você mesma? Planejando começar na segunda algo que precisa muito? Pensando em parar de fazer algo agora mesmo?

Quer saber de uma tática para cumprir e alcançar o que busca?

Pois eu vou contar um segredo, que não é só meu, mas poucos conhecem e usam. Alguns até praticam em alguns momentos, mesmo sem saber o poder do que estão fazendo.

Gravem estas três palavras, que são o tripé (ingredientes) para você usar e conseguir cumprir: Coerência, Compromisso, e Aprovação Social. “C.C.A.”. E se ficar mais fácil pra você lembrar, associe cada uma, com uma cor ou uma fruta de sua preferência.

Preparado para algo simples, mas não fácil? Algo óbvio para alguns e difícil de acreditar para outros.

Psicólogos sociais, após desconfiarem, foram pesquisar, testar e comprovaram que as pessoas têm um desejo de parecerem e serem coerentes com o que falam, escrevem, com suas opiniões, suas crenças e ações. E isto se deve a três fatores principais. Inicialmente, o fato de que ser coerente é muito valorizado pela sociedade (aprovação social). Segundo que, além do poder sobre sua imagem pública, uma atitude coerente te propicia uma abordagem benéfica à vida cotidiana. Terceira, ao ser coerente com decisões já tomadas, a pessoa reduz a necessidade de processar as milhares de informações registradas em nossa mente e corpo, em situações semelhantes. Ou seja, ser coerente te traz um atalho poderoso e eficaz em meio ao momento que vivemos - automaticidade moderna (se posicionar baseado em decisões já tomadas em algum outro momento que tenha passado algo semelhante).

Agora que percebemos o poder da coerência em nossa vida, como usar isto a nosso favor?

Bem, aqui é que entra o compromisso. Assegurar um compromisso inicial já que, após tomar uma decisão, nós ficamos mais dispostos a agir de acordo com estes compromissos já feitos e o segredo do compromisso é: compromissos ativos, públicos, trabalhosos e internamente motivados (não por obrigação) são os mais valiosos e eficazes para que você mantenha a coerência com o seu compromisso.

O que é o compromisso? Tomar uma posição ou expressar sua decisão, sobre algo que quer muito, como parar de fumar, manter uma frequência na academia de 3 vezes na semana, guardar 10 mil na poupança em até 12 meses, tomar pelo menos 2 litros de água por dia, enfim, são tantas promessas que fazemos à nós, que provavelmente cada um tem uma lista bem grande.

Usar esta tendência natural para nos manter coerentes à nossa posição, nos ajudará a cumprir o nosso compromisso. E agora o terceiro ingrediente: a aprovação social.

Uma das afirmações do princípio da aprovação social é que um meio importante que as pessoas usam para decidir em o que acreditar, quem ou como agir numa situação é observar as outras pessoas, e pessoas ditas como confiáveis são as mais observadas. E novamente pela nossa tendência natural (há uma explicação científica, que está em nosso cérebro primitivo) buscamos ser e parecer coerentes, pois isto trás também um valor social. Quando somos coerentes com posições e decisões que tomamos publicamente, passamos a ter uma valor social maior, uma imagem pública mais forte, mais confiável, mais segura e isto é valioso e poderoso.

Já disse algo para um grupo de pessoas com muita convicção de que estava certo e ao perceber que estava errado, teve uma certa dificuldade de voltar atrás? Teria esta mesma dificuldade de voltar atrás se tivesse dito apenas para duas ou três pessoas? E se não tivesse dito a ninguém então?

Pense nestas duas situações que servirão apenas para ilustrar: 1- Peça alguém em casamento ou termine um relacionamento, mas só em sua mente. Agora volte atrás na sua decisão. Fácil não é?

2- Faça o mesmo pedido de casamento ou termine um relacionamento, publicamente, quanto mais pessoas melhor. Se possível, até escreva e publique em algum blog ou no face. Grave um vídeo. Agora volte atrás em sua decisão.

Analise como seria o impacto em cada uma das situações. Percebe que na segunda situação, a tendência de você se manter coerente com seu compromisso/decisão, é muito maior?

Agora é com você! Comece agora mesmo: escreva sua meta e coloque na porta da geladeira para todos de sua casa conhecerem sua decisão. Vá além, conte aos seus amigos, divulgue para o máximo de pessoas de sua família, faça um comunicado geral. Invente e crie formas de fazer seu compromisso público escrito e falado.

. Por: Rose Sales, Graduada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Empresarial - Gestão de Pessoas - pela FGV, atua há mais de 20 anos no ambiente coorporativo. Professional Trainner Neuroexperience pelo Instituto Brasileiro de NeuroBusiness, Master Coach pela SLAC | ICI, órgão que regulamenta o uso e a prática do Coaching em toda Europa. Professional Leader Coach pela SLAC | CorporateCoachU. Practitioner PNL pela ABNLP, órgão que regulamenta o uso e a prática da PNL nos EUA e na Europa. Fundadora da Immerso Desenvolvimento (www.immersodesenvolvimento.com.br), escritório de coach que atua com treinamentos voltados ao desenvolvimento humano, franqueado da IBRA NEUROBUSINESS, o 1° Instituto no Brasil dedicado a pesquisa e desenvolvimento em Neurobusiness. Auditora interna da Qualidade NBR ISO 9001:2008, e do Meio Ambiente NBR ISO 14001:2007. Auditora de Processo. Já atuou em CIPAs e Comitês de Responsabilidade Social (Indicadores Ethos e GRI).

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