Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2014 - 07:15

Iniciativa da Celtins e doações de clientes beneficiam crianças e adolescentes

A iniciativa da Celtins em arrecadar as doações dos clientes e repassar para o Unicef atende ao valor Compromisso da Energisa com as gerações futuras.

As doações na conta de energia de 22.593 clientes da Celtins contribuíram para o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, em 2013, com R$ 589.522,00 para a execução da Agenda Criança Amazônia. A iniciativa da Celtins em arrecadar as doações dos clientes e repassar para o Unicef atende ao valor Compromisso da Energisa com as gerações futuras. Essa contribuição possibilitou todo o processo de articulação e presença do Unicef no Tocantins, em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A Agenda Criança Amazônia envolve ações de mobilização, articulação de políticas públicas, desenvolvimento de capacidades, monitoramento, avaliação e comunicação. Desenvolvida pelo Unicef em articulação com governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil e setor privado, a Agenda foi lançada em 2008, e em 2013, foi reafirmada com a assinatura dos nove governadores da Amazônia Legal brasileira.

No âmbito da Agenda Criança Amazônia, o Unicef desenvolveu como instrumento de articulação e mobilização social dos municípios o Selo Unicef Município Aprovado. A 1ª Edição do Selo mostrou que o instrumento traz resultados concretos para a vida de crianças e adolescentes e por isso o Unicef lançou a 2ª edição em 2013 que teve a adesão de 86 – 61% do total de municípios do Tocantins. A metodologia do Selo apoia a construção de uma dinâmica de encontros e trocas permanentes de informação, qualificação, mobilização, implantação dos programas nos municípios, monitoramento e avaliação. De forma gradativa está estruturando uma rede entre os municípios para apoio mútuo, identificando dificuldades, desafios e qualificando suas demandas para melhoria na oferta de serviços de saúde, educação e assistência social, entre outros.

As principais conquistas da 1ª Edição do Selo Unicef na Amazônia foram: . Aumento de 16,4% no acesso ao pré-natal entre os municípios inscritos no Selo. Nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 10,1%. De 2007 a 2010, o percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 30,6% para 35,6%;

. Subiu de 21,9% para 59,7% o percentual de crianças que estão na escola atendidas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social entre os municípios inscritos no Selo. Aproximadamente 25,9 mil crianças com deficiência ingressaram na escola e este foi o indicador que mais cresceu;

. Queda de 47,2% no abandono escolar. Nos demais municípios brasileiros a redução foi de 41,1%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no Ensino Fundamental dos municípios inscritos caiu de 6,5% para 3,4%;

. Aumento de 29,7% na taxa de cobertura dos CRAS - Centros de Referência da Assistência Social nos municípios participantes. Esse indicador passou de 67,4% em 2008 para 87,4% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 30,2%.

Grupo Energisa - Com 109 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras a abrir capital no Brasil, a companhia controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais e Bragantina), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Cemat), Mato Grosso do Sul (Enersul), Tocantins (Celtins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste).

São aproximadamente 6 milhões de clientes e uma população atendida de 15 milhões de pessoas, em 788 municípios de todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 8,9 bilhões, o grupo gera cerca de 10 mil empregos diretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração (Energisa Geração) – com foco em energias limpas e renováveis, entre eólicas, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) -, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).

A Celtins atende a mais 500 mil clientes em 139 municípios do estado. São mais de 860 colaboradores próprios. [www.energisa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira