Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2014 - 07:51

Expomusic 2014 – 31ª Feira Internacional Da Música

Indústria e entidades se mobilizam para levar ensino musical às salas de aula. Enquanto diferentes âmbitos governamentais trabalham para dar corpo a metodologias, critérios e conteúdos, indústria de instrumentos musicais se articula para levar esta realidade ao cotidiano das escolas brasileiras. Antes e durante a Expomusic 2014, Abemúsica promove ampla agenda de ações.

Amparada pela Lei 11.769, que desde 2011 estabeleceu a volta da música ao currículo escolar da educação básica, a obrigatoriedade do ensino da disciplina vive agora seu segundo momento, que consiste em levar a aplicação da lei de fato para as salas de aula. Conscientes dos benefícios da música para a formação do indivíduo no âmbito social e intelectual, entidades, instituições de ensino e a própria indústria musical estão engajadas em desenvolver ações concretas para transformar a lei numa realidade.

Além de melhorar o convívio social e aspectos emocionais da vida da criança, o aprendizado da música contribui para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, à medida que amplia as redes neurais. Determinada a incentivar o uso desse instrumento didático-pedagógico revolucionário nas salas de aula do todo o Brasil, a Abemúsica – Associação Brasileira da Música, que em parceria com a Francal Feiras realiza a terceira maior feira de instrumentos musicais do mundo, a Expomusic, vem promovendo uma série de ações. Uma delas consiste em estimular o gosto dos estudantes pela música permitindo seu contato com este universo durante visitas gratuitas de escolas à feira.

Realizada de 17 a 21 de setembro, a Expomusic abrirá suas portas dias 19, 20 e 21a grupos de alunos de instituições de ensino públicas e particulares que se inscreveram previamente. A visitação escolar é gratuita. Durante o período de estada na feira, os alunos recebem lanche e, além de conhecer as novidades em instrumentos musicais, podem acompanhar a ampla programação musical que o evento oferece, numa oportunidade única para motivar quem sabe até futuros talentos ao estudo da música.

Comprometida em dar todo o suporte possível ao trabalho que as secretarias de Educação dos estados, prefeituras e o próprio MEC vêm desempenhando para estabelecer as diretrizes e normatizações do ensino de música nas escolas do País, a Abemúsica mantém extensa agenda de prioridades. Entre elas estão debates com ministros para discutir critérios para seleção dos instrumentos em conformidade com cada faixa etária e a mobilização das escolas por cursos e oficinas para estabelecer conteúdos, conforme enfatiza o presidente da Entidade, Synésio Batista da Costa: “Estamos oferecendo sugestões, fruto de um trabalho técnico coordenado pessoalmente pela entidade em reuniões com especialistas do setor, que se fundamentaram na construção de módulos adequados às faixas etárias, elenco de produtos apropriados para o ensino de música, de fácil manuseio, atendendo a todas as tendências musicais e idades”, explica.

A indústria se antecipa -Enquanto os três âmbitos de governo intensificam seus esforços para transformar a lei numa realidade, empresas do setor que participam da Expomusic 2014 cumprem o papel de mecenas da educação musical. A Yamaha, por exemplo, há 10 anos mantém o programa Flauta Nova, que atua na capacitação de docentes. Presente em 19 estados, a iniciativa que chega a 146 cidades já treinou mais de 3 mil professores para o ensino da flauta doce, impactando mais de 500 mil crianças, direta e indiretamente, por meio da formação destes docentes.

Para além das estatísticas, a ação para auxiliar a resgatar a música no contexto escolar vem surtindo efeitos que prometem deixar seu legado onde o ensino da disciplina e seus benefícios se fazem mais necessários. “Estamos percebendo o crescimento das escolas de música de uma forma estruturada”, observa o superintendente de Marketing da marca, Carlos Alberto Ferrari Merussi, que acrescenta: “Observamos também que a maioria das escolas estaduais que trabalham com a disciplina musical em sala de aula adotaram o método da Yamaha”, observa.

Num contexto em que a preocupação em estabelecer parâmetros é um dos pontos sensíveis de todo esse debate envolvendo governo e entidades, a Eagle, outra expositora do evento, inova com o planejamento de uma sala de aula temática, com infraestrutura totalmente desenvolvida em conformidade com as peculiaridades típicas de um aluno do Ensino Fundamental. Aspectos como a ergonomia, que consiste em proporcionar o máximo de conforto, devem ser observados em cada detalhe. As poltronas, por exemplo, não podem ter braços se a ideia é ensinar o aluno a tocar algum instrumento de corda. A qualidade do instrumento também conta, enfim, tudo deve ser observado meticulosamente.

Expomusic -Além de seus lançamentos e atrações especiais – como o Music Hall, pocket shows e sessões de autógrafos – a Expomusic contará este ano com um espaço especial também voltado aos pequenos. Trata-se de um cenário lúdico onde estarão dispostos instrumentos musicais de iniciação para degustação das crianças.

Reunidos numa área de 34 mil m², os 200 expositores da feira exibirão lançamentos em instrumentos musicais e acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação.

Durante essa autêntica maratona musical, lojistas, músicos, profissionais do setor, escolas e público em geral terão acesso a centenas de novidades e inovações, num universo que também conta com novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido e pedais, todos desenvolvidos com alta tecnologia, e inovadores produtos para limpeza e manutenção.

Expomusic 2014 – 31ª Feira Internacional Da Música, de 17 a 21 de setembro de 2014, na Expo Center Norte. Promoção e Organização: Francal Feiras. Patrocínio: Abemusica – Associação Brasileira da Música. Informações pelo telefone: (11) 2226-3100. [www.expomusic.com.br | Twitter: @feiraexpomusic | Facebook: Feira Expomusic | Google +: Expomusic | Instagram: Expomusic].Dias 17 e 18: Feira aberta exclusivamente para negócios com lojistas | Dias 19, 20 e 21: Acesso mediante compra de ingresso. Valor do ingresso: R$ 20,00. | Horários: Dias 17, 18 e 19: das 13 às 21horas | Dia 20 : das 11 às 21 horas | Dia 21: das 11 às 19 horas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira