Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2014 - 07:38

Danone Ecosystem Fund investe em projeto de envelhecimento ativo e saudável no Brasil

Uma das metas do projeto “Cuidar é Viver” é formar 1.150 cuidadores de idosos em cinco anos.

Empenhada em contribuir para o bem-estar da população nos países em que mantém operações, o Grupo Danone, por meio do Danone Ecosystem Fund, escolhem organizações sem fins lucrativos e em parceria com estas criam projetos de responsabilidade social adequados às necessidades locais, viabilizando-os por um período através de um aporte financeiro, além de todo um plano de desenvolvimento e de auto-sustentação. Estas iniciativas acontecem em cinco grupos: fornecimento, território (desenvolvimento local), micro-distribuição, serviços de apoio e cuidados e reciclagem.

A Danone Ecosystem Fund passou a viabilizar em São Paulo o projeto “Cuidar é Viver”, curso que forma cuidadores de idosos, profissionais cada vez mais necessários no Brasil, um país em que a população envelhece rapidamente. Esta iniciativa é o resultado da parceria da Danone Nutrição Especializada com a ONG Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). Este projeto também se preocupa com o reconhecimento e a importância da ocupação cuidador de idoso no Brasil, que vai além do preparo de profissionais que estarão aptos a encarar os desafios presentes e futuros no cuidado aos idosos.

“O OLHE foi escolhido por ser uma ONG pioneira no trabalho com idosos. Os profissionais do OLHE são altamente capacitados e especializados em gerontologia e fazem o trabalho com muita seriedade. Além disso, o curso de cuidador de idoso desta ONG é completamente diferenciado do que o mercado oferece, o aluno torna-se capacitado a promover uma qualidade de vida melhor para o idoso”, explica Carol Duarte, gerente de produto da Danone Nutrição Especializada.

Com o apoio do Danone Ecosystem Fund, o “Cuidar é Viver” formou mais de 570 cuidadores em dois anos de atuação. Dos que estão empregados, 50% tiveram um incremento de um salário mínimo em seus rendimentos. A meta é formar 1.150 cuidadores em cinco anos.

O curso tem duração de 112 horas, ou seja, cerca de três meses, e os alunos tem aulas teóricas e práticas com professores mestres e doutores e/ ou especialistas em gerontologia. O quadro de docentes é formado por advogado, assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, médico geriatra, pedagogo e psicólogo. Os discentes também aprendem a cuidar de si e de sua autoestima, o que os prepara para lidarem com o estresse que o dia a dia da profissão de cuidador gera.

Esporadicamente são realizados cursos de atualização sobre os mais variados temas, mas sempre voltados à saúde e ao bem-estar dos idosos e dos cuidadores. A carga horária também é variada, mas com uma média de 20 horas no total.

A população brasileira está envelhecendo rapidamente. Atualmente, o Brasil tem 23 milhões de idosos e estima-se que em 2025 teremos cerca de 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Uma pesquisa informa que já em 2018 não haverá cuidadores suficientes para cuidar desta parcela da população e essa parceria Danone Nutrição Especializada com a ONG OLHE, com o aporte da Danone Ecosystem Fund, já está de olho no futuro.

Danone Ecosystem Fund no Brasil: . Além do “Cuidar é Viver”, o Danone Ecosystem Fund financia outros três projetos de responsabilidade social no Brasil:

. Mandacaru: projeto que auxilia os moradores do assentamento agrícola Mandacaru na produção e na comercialização de leite;

. Kiteiras: projeto da região Nordeste, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias enfocando oportunidades de emprego, educação e habilidades empreendedoras;

. Novo Ciclo: este projeto é uma iniciativa socioambiental que visa incentivar a coleta seletiva de lixo em 22 municípios do sul de Minas Gerais, por meio de uma rede de 24 cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O Danone Ecosystem Fund foi criado em 2009 com a intenção de expandir o projeto econômico e social da marca Danone, assim como fortalecer e desenvolver os negócios dos que trabalham com a Danone por meio de sua cadeia de valor. Isso inclui pequenos produtores rurais, pequenos fornecedores e terceiros, operadores de transporte e logística e distribuidores, ou seja, o Ecossistema da Danone. Os projetos e as iniciativas dos mais diversos propósitos das ONGs são identificados pelas subsidiárias da Danone nos países em que operam. Após aprovados e escolhidos, estes recebem o apoio do Danone Ecosystem Fund.

A ONG OLHE-O OLHE é uma organização não governamental (ONG), criada em 2006 por um grupo multidisciplinar de profissionais. Tem por objetivo ser uma referência de vanguarda nas questões do envelhecimento populacional. Sua atuação se dá por meio de quatro áreas: informação, intervenção, pesquisa e formação. Já recebeu alguns prêmios por seus trabalhos.

A Danone Nutrição Especializada é uma divisão do Grupo Danone, líder em Nutrição Clínica, presente em mais de 30 países, com 100 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos nutricionais. Em 2007, o Grupo Danone adquiriu a Royal Numico mundialmente. A Royal Numico era uma holding de várias empresas especializadas em Nutrição Clínica e Infantil (Nutricia, Support, Milupa, SHS, Dúmex, Merlin, Cow & Gate) que se enquadrava perfeitamente na missão do Grupo Danone. No Brasil, a Divisão Medical Nutrition é a Danone Nutrição Especializada, e não Nutricia, como em outros países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira