Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2014 - 08:36

Práticas sustentáveis na hotelaria

As construções sustentáveis estão se tornando cada vez mais comuns no atual mercado, inclusive no hoteleiro. Tais projetos utilizam a tecnologia para o menor impacto ao meio ambiente.

Em 2006, quando percebemos o ‘boom’ imobiliário, sentimos a obrigação de investir em produtos sustentáveis para continuar colaborando com o meio-ambiente. Com isso, o Brasil já é o 5º país no ranking mundial de empreendimentos “verdes”, segundo dados da Green Building Council (GBC Brasil), responsável por fomentar esse mercado no país.

É certo que o custo inicial de uma obra com esse perfil é em torno de 2 a 7% maior se comparado a um empreendimento convencional. Porém, os custos operacionais são de 6 a 9% menores: pode resultar na economia de cerca de 30% de energia e até 50% de água. Além disso, há uma valorização do imóvel.

Para a implantação de projetos como esse, é necessário um estudo para garantia de rentabilidade do negócio, que inclui, entre outras estratégias, a economia de recursos, tanto na construção do empreendimento, quanto na operação do hotel.

Com a utilização de dispositivos economizadores de energia elétrica, sistema de aquecimento solar, utilização de grupo gerador para os horários de maior custo de energia, entre outros itens, os empreendimentos verdes têm, a partir do segundo ou do terceiro ano de uso, a economia acumulada na conta de energia compensando o custo inicial de implantação dos equipamentos, os quais possuem vida útil de cerca de 20 anos.

Para economia de água, existem dispositivos de controle, como vasos sanitários que podem economizar até 60% de água, chuveiros com controle de fluxo, além de reservatórios de retardo e reuso de água da chuva. Não faltam tecnologias, é necessário planejamento. Um projeto bem elaborado e calculado utiliza melhor os materiais e pode, ainda, dar o destino correto ao resíduo produzido.

Torcemos para que não seja apenas uma tendência passageira. A expectativa é que as pessoas adotem, cada vez mais, sistemas ambientalmente sustentáveis.

. Por: Cecília Zon Rogério, arquiteta e empresária sobre práticas sustentáveis na hotelaria, é diretora da Incortel, incorporadora da Rede Best Western no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira