Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2014 - 08:49

Pescadores de Ilhabela e São Sebastião recebem carteiras POP


“Não foi fácil, mas para mim e para minha família é muito importante esta carteira de pescadora”, disse a pescadora Lucimara Romão, de Ilhabela

Curso foi ministrado na Plataforma Educativa Repsol Sinopec.

Nos dias 20 e 21 de agosto, 30 pescadores de Ilhabela e 30 de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, receberam suas carteiras de pescador profissional após se formarem no curso POP, promovido pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec em parceria com a Marinha. Em Ilhabela, no dia 20, estiveram presentes na cerimônia de entrega o prefeito da cidade, Antonio Colucci, o delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, capitão de fragata Marcelo de Oliveira Sá, e o diretor de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec Brasil, Alejandro Roig. No dia seguinte, em São Sebastião, além dos dois últimos, o evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente da cidade, Silvio Nogueira Filho.

“É um grande prazer para nós, da Repsol Sinopec, contribuir para a formação e o aprimoramento profissional dos pescadores brasileiros. A carteira POP é fundamental para que os pescadores exerçam a profissão de maneira regular e tenham acesso à Previdência Social. Por isso agradecemos à Marinha do Brasil, que nos concede a honra de ser a única empresa do Brasil autorizada a realizar o curso POP”, diz Alejandro Roig.

Alejandro Roig, diretor de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec, e o capitão de fragata Marcelo de Oliveira Sá, delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião

Com foco no desenvolvimento comunitário e na cidadania, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa itinerante que leva conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras. Todas as atividades são gratuitas, acompanhadas por material didático e ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, com capacidade para 25 alunos por turma e equipada com computadores e kit multimídia.

“Parabenizo a todos os que se dispuseram a participar do curso. Para muitos pescadores, principalmente os das comunidades tradicionais caiçaras, faltava esta instrução final para legalizar a sua profissão, portanto é uma grande conquista. E mais uma vez agradecemos a parceria Repsol Sinopec, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos à comunidade”, disse o prefeito Antonio Colucci.

Pescadores de Ilhabela celebram a obtenção da carteira de pescador profissional

Em cinco anos de estrada, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec já atendeu a mais de 12 mil pessoas e percorreu 68 mil quilômetros, além de ter passado por 18 cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Também fazem parte da grade os cursos de “Marinheiro auxiliar de convés (MAC)”, “Mecânica de motores”, “Gerenciamento de resíduos” e “Processamento de pescados”, além de diversas ações de saúde e educação ambiental.

“Esta formação beneficiará aqueles que dependem de suas embarcações para trabalhar. Pretendemos prosseguir com esta parceria e desempenhar este trabalho tão importante para qualificar e dar condições aos trabalhadores para que exerçam suas atividades com segurança e respeito ao meio ambiente”, explicou o delegado da Capitania dos Portos, o Capitão de Fragatas Marcelo de Oliveira Sá.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira