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26/08/2014 - 08:59

Miojo será preparado no espaço


A convite da Nissin-Ajinomoto o chef Emmanuel Bassoleil criará uma receita exclusiva para a Missão.

São Paulo – Pela primeira vez na história, um alimento será cozido pela atmosfera. A empreitada - batizada de Missão Miojo - começa hoje, Dia do Miojo, com o anúncio dos parceiros do projeto.

A Missão contará com a expertise da Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais, que será responsável pela condução das pesquisas em terra e dos testes no ar. Outro parceiro do projeto será o chef Emmanuel Bassoleil, que deve somar às suas habilidades culinárias uma pitada de ciência. Tudo para que a sua receita exclusiva seja, além de deliciosa, cientificamente compatível com a missão espacial.

Na prática, um foguete não tripulado levará uma cápsula, especialmente construída para carregar os ingredientes da receita elaborada por Bassoleil, acima dos 100 KM de altitude e ejetará o recipiente no espaço. A ideia é que a refeição entre em ponto de ebulição quando a cápsula cruzar a mesosfera no caminho de volta para casa. A mesosfera é a camada atmosférica responsável, entre outras coisas, pela combustão de meteoros – e agora também pela preparação do Miojo espacial. A finalização da cápsula e os testes com o foguete serão realizados nos próximos meses e o foguete será lançado em janeiro de 2015, dando início à comemoração dos 50 anos de Nissin Miojo Lámen no Brasil.

Toda a missão, os testes, as pesquisas e receitas serão documentadas e divulgadas pela patrocinadora do projeto, a Nissin-Ajinomoto. Quem quiser acompanhar a missão do macarrão mais democrático e, provavelmente, mais intergaláctico do mundo, deve acessar www.nissin.com.br/missaomiojo.

A Missão Miojo é um projeto criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para o Dia do Miojo, que já colocou o prato no menu de grandes restaurantes (2011), publicou o livro Meu Miojo – Receitas e Histórias (2012), e formou mestres miojeiros em 3 minutos na Escola de Culinária Mais Rápida do Mundo (2013).

Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi | Cliente: Nissin-Ajinomoto | Produto: Miojo | Título: Missão Miojo | Direção Geral de Criação: Fabio Fernandes | Eduardo Lima | Direção de Criação: Theo Rocha | Criação: Igor Cabó | Rodrigo Adam | Atendimento: Marcello Penna | Marco Piza | Gabriela Marques | Julianna Carvalho | Planejamento: José Porto | André Foresti | Gabriela Sanchez | Flavia Nogueira| Mídia: Fabio Freitas | Carolina Bertão | Olivia Baptista | Rtv: Victor Alloza | Renato Chabuh | Gisele Campos | Maira Massullo | Rafael Paes | Produtora do Filme: Dietrich.Tv | Direção de Cena: Gabriel Dietrich | Georgia Guerra | Direção de Arte: Gabriel Dietrich | Direção de Fotografia: Gabriel Dietrich | Georgia Guerra | Gabriel Tye | Produção Executiva: Dietrich.Tv | Vetor Filmes | Montador: Henrique Guilhen | Animação: Estevão Puggina | Ilustração: Fabio Vido | Programador: Ariadne Gomes | Caio Franchi |Finalização: Henrique Guilhen | Produtora de Som: Somzera | Produtor: Equipe Somzera | Atendimento: Alessandro Delicato |Diretora de Projetos: Aline Veríssimo | Gerente de Projetos: Beatriz Agnelli | Produção Integrada: Juliana Hasegawa | Diretor de Tecnologia: Jefferson Russo | Aprovação Cliente: Toshiro Tsuboi | Alessandra Elias | Patricia Rusilo | Samanta Yokota | Kaori Adachi.

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