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26/08/2014 - 10:14

4 dicas para ser um freelancer de sucesso

Ao contrário do que muitos pensam, acumular trabalhos temporários no currículo não é malvisto pelos empregadores, como pessoas que pulam de empregos fixos em pequenos períodos. Cada vez mais as pessoas estão em busca de “freelas” para adquirir experiência e centenas de oportunidades surgem como uma alternativa de oferecer independência profissional.

Porém, para ter sucesso como um profissional freelancer é preciso muito planejamento e organização, tanto financeira quanto profissional. Se você tem interesse em se destacar neste mercado, veja alguns passos essenciais:

1. Determine suas habilidades e objetivos-A primeira etapa é decidir sua área de interesse. Foque-se naquilo que você já estudou ou possui uma paixão e especialize-se, inove e melhore suas habilidades dentro desse nicho. Quanto mais experiência, maiores são as possibilidades de entregar trabalhos de qualidade e, consequentemente, ser contratado.

2. Supere seus concorrentes-Não é somente o preço que conta. Pontos como prazos, qualidade, organização e inovação contribuem para que um profissional saia à frente dos concorrentes, pois o tornam mais confiável para realizar os trabalhos. Por isso, é importante estar sempre bem preparado. Capacite-se, faça sempre cursos relacionados à sua área e que acrescentem mais no seu portfólio.

3. Selecione as ofertas de trabalho-Sabe aquele ditado popular de que quando a esmola é boa demais, o santo desconfia? Não tenha medo de dizer não aos projetos questionáveis. Se para quem está começando isso soa como um luxo, com o tempo os freelancers passam a perceber que clientes ruins não acrescentam em nada, apenas sugam sua energia e atrapalham seu bem-estar. Além de tirar o tempo que poderia ter sido investido em clientes em potencial.

4. Valorize seu tempo e a qualidade do seu trabalho-Faça seu trabalho valer a pena. Pesquise os preços e custos atuais para evitar receber menos por um trabalho realizado. A maioria dos clientes sabe apenas do seu mercado de trabalho e não das demais áreas, portanto acaba não tendo ideia de valores. Esta é a responsabilidade do freelancer, ajudar o cliente a entender mais sobre seu trabalho, a complexidade e quanto vale esse tempo.

. Por: Sebástian Siseles, formado em Direito, pela Universidad de Buenos Aires, e em Marketing, pela Universidad de CienciasEmpresariales y Sociales, com MBA pela UniversityofPittsburg, atualmente é diretor para a América Latina do Freelancer.com, maior plataforma para interação entre trabalhadores autônomos e empregadores do mundo, responsável pela expansão do site na região. Especialista em finanças corporativas e práticas gerais de negócios, o executivo também fundou em 2009 a Weemba.

Freelancer.com (www.freelancer.com) - fundado em 2009 é a maior plataforma de outsourcing e crowdsourcing do mundo, e conecta mais de dez milhões de profissionais independentes em todo o mundo, especializados em diversas áreas como: TI, internet, marketing, comunicação, engenharia, ciências, entre outras. O portal já foi responsável por mais de 5 milhões de projetos, movimentando cerca de US$ 1,5 bilhão. O Freelancer.com é ideal para pequenas empresas que buscam atender demandas de trabalhos sem ter que contratar em período integral.

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