Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2014 - 08:58

CDP discute, em Lima, a gestão da água no setor de mineração

Diretora do CDP Latin America, Juliana Lopes, analisa as questões críticas que afetam as mineradoras, durante o LatAm Mine Water Conference.

A questão da água tem sido discutida intensamente pelo setor industrial. Na América Latina, os desafios relacionados a esse precioso recurso têm aumentado cada vez mais, colocando sobre a indústria da mineração uma pressão adicional para uma gestão sustentável da água.

Além disso, especialistas apontam que tanto o excesso de água, na forma de enchentes, quanto a falta do recurso contribuem para a redução dos lucros de diversas formas, entre os quais os atrasos nas emissões de licenças para que as empresas operem, os danos à infraestrutura e a interrupção na produção. Um estudo1 destaca ainda que o “business as usual” das atuais práticas de gestão da água pode colocar aproximadamente US$ 63 trilhões – ou 45% do PIB mundial projetado – em risco até 2050.

Atento a esse cenário, o Carbon Disclosure Project fará uma análise das questões críticas enfrentadas pela mineração na terceira edição do LatAm Mine Water Conference, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto em Lima, no Peru. Na ocasião, a diretora do CDP Latin America, Juliana Lopes, apresentará exemplos de como as empresas do setor são afetadas pela questão da água e seus impactos para os negócios e à comunidade.

“A escassez de água representa riscos para os negócios e investidores à medida que pode limitar o crescimento e colocar em riscos as licenças para operar. Através do reporte ao CDP, as empresas podem identificar e gerir riscos, bem como gerar valor para seus acionistas e para a sociedade mudando a sua postura frente questões globais relacionada à água a partir de processos produtivos e modelos de negócios inovadores”, destaca Juliana.

De acordo com dados do relatório Metals & Mining: a sector under water pressure, do CDP, mais de 90% das empresas que reportaram à organização identificaram exposição a riscos físicos, institucionais e regulatórios da água, sendo seus impactos esperados dentro dos próximos cinco anos. O relatório destaca ainda que mais 40% do valor das participantes têm como base as reservas das commodities e a habilidade de explorá-las. Essas empresas afirmaram ainda que os riscos associados à água podem impactar de forma severa o fluxo de caixa.

. [3rd LatAm Mine Water Conference, dias 27 e 28 de agosto de 2014 (quarta e quinta-feira), na Radisson Decapolis Miraflores, Avenida 28 de Julio 151, Miraflores, Lima – Peru ?| http://energy.fleminggulf.com/latam-mine-water-conference/portugese].

Referência:1. Finding the blue path to a sustainable economy, Março de 2011, por Veolia Water e IFPRI.

O CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental. Trabalhamos com as forças de mercado para motivar empresas e cidades a medirem e divulgarem seus impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais para, dessa forma, descobrir maneiras de reduzi-los. Essas informações geram insights que permitem aos investidores, empresas e governos mitigar riscos do uso de energia e recursos naturais, assim como identificar oportunidades de uma abordagem mais responsável em relação ao meio ambiente. Atualmente, mais de 5000 organizações de todo o mundo reportam seus dados climáticos ao CDP, que possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas, espaço água e florestas do planeta e procura colocar esses insights na pauta das decisões estratégicas dos investidores e das decisões políticas. | www.cdp.net e cdpla.net

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira