Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2014 - 09:30

Formando do UniAnchieta é premiado em pesquisa sobre regeneração óssea


Aluno testou um novo biomaterial que poderá servir como enxerto ósseo em humanos; pesquisa conseguiu bons resultados.

Na última semana, o formando do curso de Fisioterapia do UniAnchieta Ewerton Alexandre Galeano foi premiado no II Congresso Integrado de Saúde da Faculdade de Medicina de Jundiaí, FMJ, pela apresentação de trabalho orientado pelo professor Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha. O resultado da pesquisa sobre regeneração óssea ficou em segundo lugar na modalidade de apresentação oral.

Por meio de um novo biomaterial pesquisado por Ewerton, foi possível desenvolver materiais que serviram como enxertos e que estimularam a regeneração dos ossos em situação de perda de massa óssea, causada por acidentes automobilísticos, fraturas múltiplas, ressecção de tumores, deformidades congênitas, entre outros fatores.

A pesquisa utilizou uma matriz de elastina mineralizada com fosfato de cálcio. O teste foi feito com ratos em laboratório, provocando-se uma falha óssea nesses animais. "Implantamos o biomaterial nas fraturas que criamos e após um período de recuperação pós-cirúrgica, foi constatada uma importante regeneração, que devolveu o osso e as condições físicas aos ratos", destacou o aluno e pesquisador.

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia do UniAnchieta, professor Danilo Crege, "essa pesquisa mostra um grande avanço na bioengenharia de tecidos. É um projeto que poderá melhorar a vida de milhares de pessoas no futuro. Apoiamos esse tipo de pesquisa na Fisioterapia e estamos ajudando o Ewerton para que esse trabalho possa ser aprimorado e render mais frutos ", enfatizou.

A pesquisa do formando deverá ser apresentada ainda neste ano em mais quatro congressos pelo país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira