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08/01/2008 - 09:58

Moda étnica ganha novos ares e outra edição de Fashion Businesss

Nova coleção traz looks despojados em tema afro, mas com jeitinho carioca.

Sob um tema pouco explorado, mas que define em grande parte o povo brasileiro, o núcleo de Moda Étnica da ONG Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ) vem com força para mais uma edição de Fashion Business. O mercado de negócios da moda mais importante do Rio será palco da nova Moda Étnica, que após um ano de vida somou experiência e repaginou seu estilo, sem perder a graça e originalidade do seu tema principal, a cultura afro-brasileira.

A coleção outono-inverno 2008 da Moda Étnica assim como a marca AcomB da Ação Comunitária traz ao mundo Fashion não só roupas e acessórios seguindo tendências, mas sim resgate histórico e a identidade social do local onde é produzida. Neste caso, a protagonista da coleção é o Conjunto de Favelas do Complexo da Maré, o maior da cidade do Rio de Janeiro.

Cores fortes e aplicações de Batik e Tye Dye, aliados a técnica de serigrafia fazem toda a diferença da Moda Étnica, que utiliza largamente a malha de bambu. Dessa mistura saem casacos, blusas, saias, bermudas e vestidos com um ar leve e despojado, além de promover o consumo consciente, um novo requisito do público na hora de fechar a conta.

A novidade fica a cargo das jóias feitas de Cerâmica Negra da Maré, esbanjando originalidade em colares e brincos exclusivos da oficina de Cerâmica da ACB/RJ. O trabalho conceituado no segmento de decoração, traz à Moda Étnica o peso de eventos como Casa Cor-Rio e Prêmio Top 100 do SEBRAE. As Bonecas Banto, sucesso na Espanha em 2007, também estão presentes em acessórios e aplicações em peças da coleção.

A grande mudança desta para a última coleção é que as peças têm foco no público femino. Mas para os homens camisas e algumas batas. Outro item de destaque para as mulheres, também da linha de acessórios são os três modelos de bolsas, as sacolas, as big-bags e necessaires.

Toda a coleção foi pensada sobre a história da construção das Favelas da Maré. Estampas de palafitas e casas feitas de madeira são o carro chefe da mostra no Business. A Moda Étnica é outro grupo da Ação Comunitária que promete conquistar o cenário fashion brasileiro com o trabalho que foge ao consumo pelo consumo, denominado Moda Social.

Lançada pela Ação Comunitária essa nova visão do mercado da moda visa atingir o público que exercita o consumo consciente em contribuição ao meio ambiente e a sociedade. "Moda" que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.

Ação Comunitária do Brasil/RJ - Criada nos anos 60 por um grupo de empresários a ACB/RJ é definida pelos seus conceitos de valorização social por meio de capacitação profissional e educacional. Em suas bases o comércio justo, as economias solidária e criativa fazem força junto do resgate das raízes brasileiras através da cultura negra miscigenada.

O Lounge do Sebrae estará com uma exposição de produtos aonfeccionados com diversos tipos de materiais.

O uso de produtos descartáveis associou o progresso à geração de lixo. Na contrmão dessa tendência, designers de todo o munod têm se empenhado na valorização de produtos naturais, na reciclagem de materiais e no reaproveitamento de resíduos industriais, por meio de design sustentável, que concilia estética visual e preocupações ambientais. A fim de mostrar a importância desse conceito para garantir um futuro sustentável e de que forma aplicá-lo na prática, o Sebrae levará para seu estande no Fashion Rio uma exposição de produtos confeccionados com diversos tipos de materiais e uma exibição de artesãos e designers, que transformarão, na hora, sucata em novos objetos.

A cada dia do evento o lounge os artesãos e designers estarão fazendo perfomances de um destes movimentos, por exemplo transofrmando sucata nos mais diferentes objetivos, como bules, luminárias e bonecos, usando vários tipos de materiais, como os sprovieninetes da natureza (gravetos, cascas de árvores, palha de milho e sementes), como os já utilizados (tampinhas de refrigerantes, garrafas de vidro ou de plástico, latas de cerveja e embalagens tetrapack) e produtos industriais baratos, fabricados em larga escala (canudinhos, barbantes, bolinhas de borracha etc). Na sala, também será produzido um jornal diairiamente, com as novidades do Fashion Rio/Fashion Business. O objetivo é representar a convergência entre o setor gráfico e o de moda. “ A alta tecnologia do setor gráfico agrega valor para o design no setor de moda, com desenvolvimento de etiquetas, estampas e publicações”, explica o superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta. Tudo isso e muito mais a partir de 10h30 até 21 horas, na Marina da Glória – Av. Infante D. Henrique, s/nº – Glória – Rio de Janeiro.

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