Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2014 - 10:21

GE traz inovações para o setor sucroalcooleiro


Alinhada às novas necessidades da agroindústria, a GE apresenta durante a Fenasucro 2014 novas soluções e tecnologias desenvolvidas para atender o setor. De softwares de análise preditiva e gerenciamento de dados a tecnologias de controle de energia, a empresa apresenta soluções diferenciadas que visam atender as necessidades das usinas sucroalcooleiras nos mais diferentes processos de produção de açúcar e etanol e cogeração energética.

As principais soluções apresentadas pela GE operam com o conceito de Internet Industrial, que introduz a inteligência digital aos processos realizados na indústria e permite mapear unidades inteiras. Com a introdução do conceito, é possível determinar processos que apresentem falhas, indicar soluções de acordo com a etapa de cada processo e diagnosticar antecipadamente eventuais erros em equipamentos.

Considerado o maior evento mundial a reunir tecnologias voltadas para o setor sucroenergético, em 2014 a Fenasucro entre os dias 26 e 29 de agosto (terça a sexta-feira), no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).

InSight Software (GE Water & Process Technologies)-Em um setor em que a agilidade para tomada de decisões é essencial para o sucesso do negócio, dispor de tecnologias que permitam o gerenciamento remoto de sistemas operacionais é um incrível diferencial competitivo. Tendo isso em mente, a GE Water Process Technologies traz ao mercado a plataforma InSight.

Ao ser instalado em usinas sucroalcooleiras, o software passa a controlar o desempenho de equipamentos e gerenciar a dosagem de químicos aplicados em processos estratégicos na produção de açúcar e álcool. Todas as informações coletadas são analisadas no Centro de Controle da GE nos Estados Unidos, de onde são disponibilizadas ao cliente em plataformas online, como tablets e smartphones.

“Com o apoio da tecnologia, o cliente ganha maior autonomia para tomar decisões e interferir em processos críticos”, explica Lucila Matos, diretora globalde aplicações para açúcar e etanol da GE Water & Process Technologies. “É possível, por exemplo, aferir se a quantidade de químicos empregada em determinado processo está correta ou se pode ser elevada ou diminuída de acordo com a situação”, complementa.

Plataforma de controle e automação PACSystems (GE Intelligent Platforms)-A GE Intelligent Platforms apresenta durante a Fenasucro a sua plataforma de controle e automação PACSystems. A fim de garantir a redução de custos operacionais e aumentar a segurança e a confiabilidade do sistema, a solução apresenta novos componentes e facilidades.

Uma das principais novidades é a interligação das remotas – grupo de equipamentos que coleta dados em diferentes máquinas e os compartilha com o sistema de controle – no formato de anel, que garante a redundância do sistema e evita falhas operacionais devido à falta de comunicação entre um dos componentes.

O aprimoramento da rede Reflective Memory, uma tecnologia exclusiva da GE, também auxilia o PACSystems a ganhar maior segurança e disponibilidade de operação. A rede utiliza uma placa de redundância dedicada para garantir a estabilidade do sistema de controle. Deste modo, as CPUs são deixadas livres para realizar o processamento de dados do processo, garantindo a máxima performance de todo sistema de controle.

O PACSystems continua operando com o Profinet, protocolo aberto que disponibiliza comunicação em tempo real entre as máquinas instaladas na planta industrial e que suporta o processamento de uma grande quantidade de dados. “Entre outras tecnologias embarcadas na plataforma, o Profinet reforça o compromisso da GE em investir em tecnologias alinhadas ao conceito de internet industrial”, destaca o executivo. “Este conjunto de soluções auxilia o cliente em tomadas de decisões críticas e aprimora o seu ganho em eficiência e produtividade”, complementa.

Cubículo de média tensão SecoGear e disjuntor de caixa aberta Entelliguard(GE Industrial Solutions)-Projetado para atender às especificidades de subestações de média tensão, o cubículo de média tensão SecoGear é adequado para fornecer controle e proteção a transformadores, capacitores e motores instalados na unidades fabris do cliente.

O cubículo da GE é equipado com o SecoVac, um disjuntor a vácuo extraível com inovadora tecnologia de polo embutido que reduz consideravelmente o risco de falhas causadas por impactos mecânicos e fatores ambientais como acúmulo de poeira, temperatura e humidade. Seu mecanismo modular de operação possui número reduzido de partes que minimiza o tempo de manutenção.

O SecoGear foi projetado e testado segundo a norma IEC 62.271-200 – incluindo a classificação contra arcos interno – possui barramentos isolados e conta com três compartimentos de média tensão e um compartimento de baixa tensão completamente segregados, o que evita a propagação de arcos e garante e continuidade de serviço durante as manutenções. Para proteger instalações elétricas industriais, a GE disponibiliza ao mercado a linha de disjuntores caixa aberta EntelliGuard™, desenvolvido para atender normas de segurança como a IEC, ANSI e UL. O equipamento possui uma linha de disjuntores de três e quatro pólos com correntes nominais entre 400 e 6.400, o que garante uma combinação exclusiva de resistência a altos valores de correntes de falta, interrupção rápida e seletividade.

“Tais características simplificam substancialmente o projeto dos painéis e dos equipamentos onde se utilizam esses dispositivos”, comenta Eduardo Coelho, o gerente de produtos da GE Industrial Solutions. “Garantimos ao cliente o máximo em eficiência e facilidade na instalação do equipamento”, complementa o executivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira