Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2014 - 07:38

Capgemini alcança crescimento de 36% no lucro do 1S14

Receita consolidada do Grupo chega a 5,1 milhões de euros; regiões da Ásia-Pacífico e América Latina registraram, juntas, um crescimento de 9,1%.

O Grupo Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, registrou uma receita consolidada de €5,104 milhões no primeiro semestre de 2014, 1,4% acima da receita do 1º semestre de 2013, com base na estrutura atual do Grupo e taxas de câmbio, e 2,6% maior se usarmos as mesmas bases de comparação e taxas de câmbio constantes.

No segundo trimestre, a receita cresceu 3,0% contra os 2,3% registrados no 1º trimestre. A margem operacional atingiu 7,9% no primeiro semestre, 0,6 ponto acima da margem registrada no mesmo período de 2013. O lucro atribuído aos acionistas no 1º semestre cresceu 36%, para €240 milhões, comparado a €176 milhões registrados no mesmo período de 2013. O Grupo está executando com sucesso suas prioridades estratégicas: inovação, adoção da nuvem e uso de novas tecnologias, e competitividade, com o aperfeiçoamento de suas plataformas globais e a industrialização da produção.

As vendas totalizaram €5,653 milhões no 1º semestre de 2014, representando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2013, e uma proporção de 1,11 de vendas sobre faturamento.

A margem operacional do Grupo para o primeiro semestre de 2014 alcançou €402 milhões, ou 7,9% da receita, representando um aumento de 0,6 ponto em relação ao 1º semestre de 2013. O lucro atribuível aos acionistas no período foi de €240 milhões, comparados a €176 milhões no primeiro semestre de 2013, uma elevação de 36%. O fluxo de caixa orgânico foi de -€148 milhões no primeiro semestre de 2014, contra -€313 milhões no mesmo período de 2013. O caixa líquido e os equivalentes de caixa totalizaram €205 milhões em 30 de junho de 2014.

No final do primeiro semestre de 2014, o número total de funcionários do Grupo era 138.809, inclusive 1.842 obtidos com a aquisição da Euriware, finalizada em 07 de maio de 2014. O número de funcionários no exterior totalizou 62.909, 16% maior do que em 30 de junho de 2013 (incluindo 51.877 na Índia), e representou 45% dos funcionários do Grupo, 3% mais do que em 30 de junho de 2013.

O forte desempenho do Grupo no 1º semestre reflete alinhamento com a diretriz anual da Capgemini, e confirma sua meta para 2014 de crescimento da receita orgânica de 2% para 4% e da margem operacional entre 8,8% e 9,0%. O Grupo estima que o fluxo de caixa livre orgânico excederá €500 milhões.

"Apesar da desaceleração do crescimento nos principais mercados da Europa Continental, continuamos executando a estratégia e cumprindo com os compromissos. O crescimento no 1º semestre está alinhado aos nossos objetivos, impulsionado pelo melhor desempenho das operações na América do Norte e países emergentes e uma grande melhora nos lucros. A estratégia de unir competitividade e inovação está dando frutos", afirma o presidente e CEO do Grupo Capgemini, Paul Hermelin.

O Conselho de Administração decidiu, conforme as resoluções 30 e 31, votada na última Assembleia Geral de Acionistas, lançar um aumento de capital reservado para os funcionários, envolvendo, no máximo, 5 milhões de ações, juntamente com o fim do plano de compra de ações de 2009. A transação deve ser concluída antes do final de 2014. O Conselho também autorizou um novo programa de recompra de ações de €80 milhões, a fim de neutralizar a diluição futura gerada por vários instrumentos atrelados a ações concedidas a funcionários.

.*Observação sobre a definição dos negócios: a crescente demanda de clientes pela integração dentro de um único contrato de serviços de manutenção e desenvolvimento de aplicações fez com que o grupo revisasse a apresentação das informações sobre os segmentos por negócio. A distinção entre Serviços de Tecnologia, incluindo desenvolvimento de aplicações, e Terceirização, que abrange as atividades de manutenção, tornou-se artificial.

Da mesma forma, desde 1º de janeiro de 2014, o relatório de segmentos por negócio é apresentado da seguinte maneira:

. A divisão de Serviços de Consultoria, que ajuda a melhorar o desempenho das organizações, com base no conhecimento profundo dos diversos setores e processos do cliente (inalterada),

. Serviços Profissionais Locais, que presta assistência e suporte a equipes de TI internas dos clientes (inalterada).

. Serviços de Aplicações, que orienta, cria, desenvolve, implementa e mantém aplicações de TI que cobrem as atividades de integração de sistemas e manutenção de aplicações.

. Outros Serviços Gerenciados, que integram, gerenciam e/ou desenvolvem, total ou parcialmente, infraestruturas de TI de clientes (ou de um grupo de clientes), serviços de transação, serviços e/ou atividades de negócio sob demanda (Terceirização de Processos de Negócios, BPO).

Principais eventos do primeiro semestre de 2014: . Lançamento da "Digital Customer Experience", nova linha de serviços globais para ajudar as organizações a digitalizar a experiência de seus clientes;

. Parceria estratégica com a VMWare para desenvolver, em conjunto, soluções de orquestração da nuvem em novos negócios;

. Contrato no valor de mais de €40 milhões com o Lloyd's Register para fornecer uma infraestrutura nova e mais moderna e serviços de aplicações;

. Aquisição da empresa de TI francesa Euriware;

. Assinatura de um grande contrato de terceirização e integração de sistemas com a Areva, no valor de 1 bilhão de euros e vigência de mais de 10 anos;

. Contrato de BPO com a Honeywell para gestão de serviços financeiros e contábeis;

. Expansão da parceria com a Cloudera pra dar suporte às organizações a acelerar iniciativas voltadas ao big data;

. Contrato de Serviços de Aplicações com a Office Depot.

Perfil da Capgemini: com cerca de 140 mil profissionais em mais de 40 países, a Capgemini é um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. Em 2013, o Grupo reportou uma receita global de 10,1 bilhões de euros. Em conjunto com seus clientes, a Capgemini cria e entrega soluções de negócios e tecnologia, que atendem às suas necessidades e alcançam os resultados desejados. Como uma empresa essencialmente multicultural, a Capgemini desenvolveu seu modo próprio de trabalhar, o Collaborative Business ExperienceTM, com base no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.

Em 2010, o Grupo Capgemini adquiriu a CPM Braxis, que vem operando com sucesso no Brasil por mais de 30 anos. No final de 2012, a CPM Braxis Capgemini teve sua marca mudada para Capgemini. No País, a Capgemini emprega 7,8 mil pessoas e atende mais de 200 clientes, oferecendo quatro principais linhas de serviços: Applications Services, Infrastructure Services and Products, e Business Process Outsourcing (BPO). [ww.br.capgemini.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira