Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2014 - 07:38

Teste genético não invasivo pré-natal é tema do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia

Um assunto que promete revolucionar o protocolo dos cuidados pré-natais, o que já acontece em alguns estados americanos e países da Europa, será apresentado a cerca de 5 mil ginecologistas e obstetras presentes a este que é um dos maiores eventos da especialidade.

A coleta de fragmentos de DNA do feto presentes no sangue materno, a partir da 9ª semana de gravidez, permite prever se o bebê terá alterações cromossômicas, que possam afetar o seu desenvolvimento físico e intelectual, como as síndromes de Down, Patau e de Edwards (as duas últimas muito sérias). A mais nova versão deste teste, já disponível no Brasil através do laboratório Chromosome Medicina Genômica, detecta também cinco relevantes síndromes derivadas de microdeleções*cromossômicas.

Os testes genéticos não invasivos fornecem 99,99% de acerto no resultado, não envolvem risco para a mãe e para o bebê e são recursos de informação essencial para o seguimento de uma gravidez tranquila (resultado negativo), ou uma gravidez bem informada sobre riscos e providências que o casal deve tomar em caso de resultado positivo para uma síndrome cromossômica. No entanto, questões éticas e dúvidas ainda cercam o assunto para os especialistas.

O Dr. Ciro Martinhago, doutor em Genética Reprodutiva e diretor do laboratório Chromosome Medicina Genômica, falará do tema em sua palestra ‘Rastreamento de DNA Fetal Livre’, na 19ª Edição do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, promovida pela Sociedade de Obstetrícia e de Ginecologia do Estado de São Paulo, nos dias 4 a 6 de setembro, no Transamérica Expo Center.

.*Microdeleções são pedacinhos perdidos do DNA de um cromossomo que podem causar sérias implicações na saúde, dependendo de onde a deleção está localizada.

.[19ª Edição do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, de 04 a 06 de setembro/2014, no Transamérica Expo Center. Mais informações sobre o evento em: http://sgun.sogesp.org.br/evento/agenda/programacao/?ano=2014&eventoId=4].

Doutor em Genética Reprodutiva pela UNESP de Botucatu. Tem grande experiência na área de Genética, atuando principalmente em: diagnóstico genético pré-implantacional, diagnóstico pré-natal não invasivo e genética da infertilidade.

Martinhago é pesquisador do CNPq, diretor da Chromosome Medicina Genômica e membro da equipe de genética do Hospital Albert Einstein. É bastante conhecido pela opinião pública por ter realizado a seleção de embriões que resultaram em bebês nascidos para salvar a vida de irmãos mais velhos.

Sobre a Chromosome Medicina Genômica [www.chromosome.com.br] -Clínica de aconselhamento genético e laboratório de genética humana, equipado com moderna tecnologia para fazer o sequenciamento do genoma humano, além de testes específicos, como painéis genéticos por especialidades clínicas e/ou doenças específicas, testes pré-natais não invasivos, biópsias embrionárias entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira