Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2014 - 07:44

Omissão de familiares na depressão leva ao suicídio

Caso Robert Willians revela que muitas vezes familiares e pessoas próximas têm conhecimento da depressão mas não tomam providencias para evitar o pior.

Empresária brasileira que venceu a depressão destaca que a omissão de familiares é um dos principais agravantes da depressão, que leva ao suicídios.

O Cinema Mundial perdeu recentemente um grande ícone: Robert Willians. Aos 63 anos de idade, o ator foi vencido pela depressão. Arrasados familiares e amigos de Willians, deram entrevistas destacando seu estado emocional poucos dias antes do suicídio.

Mas a pergunta que fica é: se tanto familiares quanto amigos tinham conhecimento sobre a depressão do ator, porque se omitiram? Por que não tomaram uma atitude para evitar o pior?

Quem responde é a empresária e presidente da ONG Afeto e Cidadania, Nay Bernardes. Depois de ficar por dez anos em depressão, Nay entrou em coma, por conta dos longos períodos que utilizou medicação. Nay revela que por pouco não morreu, mas conseguiu com o apoio de pessoas próximas, superar a depressão.

Estudiosa da depressão e hoje uma das principais referências do País no assunto, com centenas de citações na internet, Nay que trabalhou por anos em clinicas de reabilitação de pessoas com problemas emocionais, destaca que a omissão de familiares é muito mais comum do que as pessoas possam imaginar em relação a depressão.

“A pessoa com depressão acaba se transformando em uma pessoa que tira a energia das pessoas próximas, por seu estado emocional, e de carência. O deprimido acaba se afastando ou “sendo afastado” da vida familiar e dos seus amigos justamente por que a pessoa em depressão acaba dando “muito trabalho”. “O deprimido acaba se tornando uma pessoa parecida com uma pessoa que é viciada em drogas, pois seu estado emocional é sempre muito devastador”, por isso, ele acaba indiretamente se afastando ou sendo afastado das pessoas próximas.

Sem conhecimento e informação sobre os tratamentos contra depressão e muitas vezes a falta de tempo faz com que as pessoas acabam deixando de lado os familiares e amigos deprimidos, agravando ainda mais os casos das pessoas em depressão que, se sentindo sozinhas acabam buscando o suicídio.

Nay Bernardes, que hoje é sócia do evento Beleza Sustentável, e que foi um dos grandes transformadores da sua vida ao mostrar os caminhos para se viver a longo prazo, destaca que o amor e o carinho das pessoas próximas é essencial para salvar as pessoas com depressão, evitando assim o suicídio. “Fingir que não vê o problema é o primeiro passo para agravar a depressão. Os familiares e amigos precisam ser aproximar da pessoa que sofre de depressão para juntos descobrir as razões que levam ao problema e assim ter possibilidades maiores de curas”, alerta Bernardes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira