Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2008 - 10:23

ANACE comenta aumento de 92% no PLD

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) anunciou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a semana de 5 a 11 de janeiro. O valor divulgado de R$ 475,53 MWh, para as cargas pesadas, é 92% maior que o praticado na semana anterior (R$ 247,01). Segundo a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) o aumento era previsto, em virtude do menor volume de chuva no início deste ano.

“Os níveis dos reservatórios em todo o País estão baixos, porém os das regiões Sudeste e Centro-Oeste ainda estão bem acima do verificado durante o período de pré-racionamento em 2001. A chuva esperada para chegar na primeira semana de janeiro ainda não veio, o fenômeno climático La Niña não permite muitas previsões a esse respeito. Soma-se a isso o crescente consumo de energia do último ano e o cenário para o aumento do PLD está formado”, afirma Paulo Mayon, diretor-presidente da ANACE.

A ANACE segue com a crença, já manifestada em 2006, de que é preciso uma campanha de conscientização para o uso racional da energia. “Os segmentos que mais cresceram o consumo foram os residenciais e comerciais, com índices de aumento, respectivamente, de 6,1% e 6,8% comparando com 2006”, enfatiza Mayon. É papel de todos, associações, regulador, e poder executivo educar a sociedade, indicando que o uso racional da água e da energia elétrica faz bem ao bolso, ao meio-ambiente e ao crescimento da atividade produtiva do País. *Comportamento do consumo comparativo 2005, 2006 e 2007 – Fonte: ONS

Perfil da ANACE - A ANACE foi fundada em março de 2006, para promover, defender e administrar os direitos e interesses dos consumidores livres e cativos de energia perante as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. Uma das principais bandeiras da associação é lutar pela abertura do mercado de energia para todos os consumidores, inclusive residenciais. Assim, cada consumidor poderá escolher seu fornecedor e usufruir das vantagens dessa decisão.

Hoje, a ANACE tem em seu quadro de associados 110 unidades industriais e comerciais, sendo elas: Anglo American Brasil (mineração), Aracruz (papel e celulose), Basa (construção civil e administração de shopping centers), Battistella (área florestal, distribuidora de peças mecânicas e de energia auxiliar, veículos pesados e logística), Brasil Telecom, Ceusa (revestimentos cerâmicos), Dixie Toga (setor de embalagens), Döhler (têxtil), ElectroVidro (Vidros), Eucatex (construção civil, indústria moveleira e agroindústria), Galvani (mineração e fertilizante), Grupo Multiplan (administração de shopping centers, prédios comerciais e residenciais), Impressora Paranaense, Insit Embalagens, Itap Bemis (embalagens), Laminor (laminação de alumínio), Sadia, Seara Alimentos, Telefônica e Weg (motores elétricos). || www.anacebrasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira