Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2008 - 10:23

World CTL 2008

A conferência mundial sobre a transformação do carvão em produtos petrolíferos.

A World CTL 2008, primeira conferência mundial sobre liquefação do carvão, será realizada em Paris, nos dias 3 e 4 de abril de 2008. Organizada sob o patrocínio do World Energy Council, do World Coal Institute e do IFP (Instituto Francês do Petróleo), ela reunirá os principais personagens do CTL (Coal-to-liquids). Os especialistas das indústrias usuárias de produtos petrolíferos como a petroquímica, a automobilística e a aeronáutica, bem como os fornecedores de CTL tais como as empresas de engenharia, os estabelecimentos financeiros ou os fornecedores de catalisadores disponibilizarão seu know-how por ocasião de uma ampla programação de palestras sobre os maiores desafios atuais e futuros desta energia.

A liquefação do carvão (« Coal-To-Liquids » ou « CTL ») encontra-se atualmente no centro das reflexões estratégicas sobre energia. 30% dos combustíveis consumidos na África do Sul são produzidos a partir do carvão. A Força Aérea Americana acaba de concluir seus testes em vôo do B52 utilizando tais combustíveis e terá testado toda sua frota até o final de 2011. A « China University of Petroleum » acaba de lançar uma especialização « CTL » enquanto que a número 1 chinesa do carvão, a China Shenhua, inaugurará em 2008 sua primeira unidade CTL cuja capacidade é de 20.000 barris/dia.

A conferência World CTL 2008 será o primeiro evento de intercâmbio sobre os desafios estratégicos, ambientais, tecnológicos e econômicos do CTL.

Do ponto de vista estratégico, o CTL contribui para a redução da dependência energética de vários países ricos em carvão e pobres em petróleo. Ele permite uma melhor valorização das empresas mineradoras e uma diversificação do abastecimento das empresas petrolíferas. Um debate entre altos dirigentes de grupos mineradores e petrolíferos colocará em evidência as estratégias destas duas indústrias de peso.

No plano estratégico, o carvão é uma matéria que, em virtude de sua natureza química, pode emitir uma taxa elevada de gás carbônico, o que está no centro das preocupações dos profissionais do CTL. Esta questão será apresentada, quantificada, relativizada em relação a outras energias. Pesquisadores e indústrias apresentarão soluções “piloto” ou já industrializadas. Eles mostrarão as vantagens ambientais dos combustíveis produzidos por CTL, os chamados « combustíveis de síntese », em relação aos combustíveis convencionais.

No plano tecnológico, os desempenhos técnicos, econômicos e ambientais dos processos serão apresentados pelas empresas líderes em cada um dos segmentos técnicos, o « indireto » e o « direto ».

Os desafios econômicos específicos do CTL são consideráveis. Os lucros, elevados em relação ao patamar de rentabilidade, serão marcados por várias incertezas: variações da cotação do carvão e do petróleo; duração incerta das políticas fiscais, incitativas ou não; custo das medidas ligadas ao meio ambiente; garantias reduzidas que poderão oferecer os fornecedores de licenças e as empresas de engenharia, a experiência industrial estando limitada hoje à de uma única empresa.

Além do CTL, a conferência World CTL 2008 será também a ocasião de apresentar a fabricação de produtos químicos a partir do carvão (« Coal-To-Chemicals ») e a substituição do carvão pela biomassa como matéria-prima (« Biomass-To-Liquids »).

No encerramento dos debates, prêmio World CTL Award será entregue a uma personalidade eminente do mundo do CTL cujos trabalhos terão contribuído para o conhecimento, o aperfeiçoamento, a implantação e a divulgação das tecnologias do CTL.

No próprio local da conferência ocorrerá paralelamente uma exposição na qual as empresas poderão receber seus contatos e clientes. || Site: www.world-CTL2008.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira