Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2014 - 08:41

Augusto Boal é encenado na Biblioteca Parque Estadual

Grupo argentino Machado revive o espetáculo “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas”.

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto(quinta,sexta e sábado), às 19 horas, o Teatro Alcione Araújo, da Biblioteca Parque Estadual, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, receberá o grupo portenho Machado, apresentando “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas”, obra escrita no final dos anos 60, durante o exílio de Augusto Boal na Argentina.

O espetáculo conta a história de Tio Patinhas, que a fim de aumentar sua já vasta fortuna, viaja a terras distantes. Para conseguir explorar os nativos desses locais, deverá se aliar com funcionários e embaixadores e enfrentar estranhas criaturas de outros planetas. Esses seres, que são confundidos por trabalhadores e estudantes, tentam acabar com o sonho capitalista de Tio Patinhas, mas o tio encontrará grandes aliados para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio.

O texto se revela uma grande análise crítica bastante contemporânea, sobre os mecanismos de dominação e manipulação cultural. Fazendo uso do bem colocado e irônico humor, cenas como a de devoção ao “Deus-Dinheiro”, se destacam em meio às duras reflexões do contexto econômico e social. Pelo conteúdo, claramente se percebe o comprometimento político do autor, que chegou a se eleger vereador no Rio de Janeiro, em 1992.

Como não podia ser diferente, nesta obra o elenco é protagonista, logo o indivíduo é representado pelo resultado coletivo e não pelo desempenho isolado de cada artista. Essa lógica se aproxima do sistema curinga, no qual Boal entendia que os personagens eram mais importantes, do que quem os vivia.

O evento é gratuito e as senhas serão distribuídas a partir das 18h, no local, enquanto houver disponibilidade.

Espetáculo “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas”, dias 28, 29 e 30 de agosto(quinta, sexta e sábado), às 19h., no Biblioteca Parque Estadual (BPE), Teatro Alcione Araújo, Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. Classificação: 14 anos. Grátis.

A Biblioteca Parque Estadual é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Organização Social de Cultura dedicada à gestão de espaços culturais, e passa a ser a matriz da rede de Bibliotecas Parque que o Governo do Rio de Janeiro está implantando no estado, da qual já fazem parte a Biblioteca Parque de Manguinhos, a Biblioteca Pública de Niterói e a Biblioteca Parque da Rocinha. A BPE foi criada para ser um ambiente de aquisição, troca e criação do conhecimento e de experiências culturais. Por esta razão, abriga um acervo de mais de 200 mil livros de ficção e não-ficção, livros de arte, quadrinhos, biblioteca infantil, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, além de contar com auditório, teatro e estúdio de música, que em breve será aberto ao público. Em seus atuais 15 mil m2, a Biblioteca promove também eventos, a exemplo de encontros, exposições, shows e palestras. [www.bibliotecasparque.org.br].

O Grupo Machado iniciou suas atividades em 2012 no Machado Teatro. A sala integra o movimento Escena, conjunto de 22 espaços cênicos autônomos que promovem a cena experimental e alternativa na cidade de Buenos Aires. O grupo de dez artistas tem no teatro e na música suas principais linguagens. Seu primeiro trabalho foi o espetáculo Luzazul, de Rakhal Herrero. No mesmo ano, apresentou a montagem de A Possível Relevância de Brecht e, em 2013, estreou com grande sucesso O Grande Acordo Internacional de Tio Patinhas, de Augusto Boal. Sob direção de Diego Ernesto Rodriguez, o grupo é formado por Marina Kamien, Camila Dougall, Magdalena Casas, Laura Silberberg, Esteban Bisio, Bernardo Gonzalez, Luz Santomauro, Federico Buscarons e Cora Fairstein.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira