Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2014 - 10:27

Dilma ampliará cooperativismo e assistência técnica para agricultura familiar

Em coletiva à imprensa realizada após evento na Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizado no dia 28 agosto(quinta-feira), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que a agricultura familiar passou a contar, em seu governo, com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que ajuda as propriedades de pequeno porte a absorver tecnologia, melhorando a produtividade por meio de melhores práticas, como novas técnicas de plantio e de criação de rebanho.

“O futuro está centrado na ampliação do cooperativismo, ampliação da assistência técnica e da agroecologia na pequena propriedade rural brasileira, transformando essa propriedade numa grande produtora de alta qualificação técnica”, acredita Dilma Rousseff.

Os agricultores familiares também foram beneficiados pela política de compra governamental, por meio de dois instrumentos: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atribuiu 30% da merenda escolar para ser fornecida por produtores familiares.

“Isso eleva o potencial de compra para um pouco mais de R$ 2 bilhões. Significa que o agricultor familiar tem segurança e tem condições de produzir mais e melhor”, aponta Dilma Rousseff.

Diálogo permanente -Para a presidenta, a Agricultura Familiar é peça-chave para o crescimento do Brasil, pois permite produzir alimentos de melhor qualidade, abastecer o mercado interno, garantir comida na mesa das pessoas e uma alimentação mais saudável. “Técnicas agroecológicas permitem ter boa produtividade. A produção de alimentos não briga com o meio ambiente. Tem grande possibilidade de ser feita de forma correta, respeitando as regras ambientais, mesmo nas grandes propriedades”, aponta Dilma.

Segundo Dilma, o diálogo do governo federal com os movimentos sociais do campo foi fundamental para formatar uma política consistente como a atual para a Agricultura Familiar. O resultado é um orçamento seis vezes maior para os produtores familiares e melhores condições de crédito para eles.

“Melhoramos as condições de crédito, primeiro, ampliando o prazo; e segundo, colocando juros entre 0,5% e 4%, portanto, abaixo da inflação. Terceiro, não só dando recursos para custeio e também para investimento. Para que o agricultor compre animais, máquinas como colheitadeiras e aquelas que refrigeram o leite; e as ordenhadeiras. Incentivando uma coisa que é fundamental na agricultura familiar: de um lado o cooperativismo e de outro a agroindústria dentro da propriedade ou associando propriedades”, explica a presidenta.

Mais saúde - O programa Mais Médicos também tem revolucionado a saúde da população do campo. Antes, boa parte vivia sem cobertura médica, especialmente nas pequenas cidades. A iniciativa mudou este quadro. “O campo brasileiro foi muito beneficiado pelo programa Mais Médicos. Havia uma população sem cobertura de atendimento médico básico no Brasil, especialmente nas pequenas cidades. Nesses municípios tivemos a presença de médicos tratando essas pessoas”, destaca Dilma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira